Rachael Lillis, dubladora estadunidense que estrelou muitos filmes e séries de Pokémon como as personagens Misty, Jessie e outros morreu em 10 de agosto. Ela tinha 46 anos. A informação é da Variety.
Lillis foi diagnosticada com câncer de mama em maio. Veronica Taylor, a colega de Lillis em Pokémon, que deu voz ao personagem principal Ash Ketchum, publicou uma declaração no X na segunda-feira de manhã anunciando a morte da dubladora.
“É com o coração muito pesado que compartilho a notícia do falecimento de Rachael Lillis na noite de sábado, 10 de agosto de 2024”, escreveu Taylor. “Rachael era um talento extraordinário, uma luz brilhante que brilhava em sua voz, seja falando ou cantando. Ela será lembrada para sempre pelos muitos papéis animados que desempenhou, sendo suas atuações icônicas como Misty e Jessie de Pokemon as mais amadas. Rachael era muito grata por todo o amor e apoio generosos que lhe foram dados enquanto ela lutava contra o câncer. Isso realmente fez uma diferença positiva. Sua família também gostaria de agradecer a todos, pois eles estão passando por um período de luto particular. Um memorial está sendo planejado para uma data futura”.
Lillis começou a dublar na década de 1990 e apareceu em centenas de séries de TV, anime, videogames e muito mais até o final da década de 2010. Ela deu voz a Misty, a líder de ginásio especializada em criaturas do tipo água, no anime Pokémon original em 1998.
Ela também deu vida ao Pokémon rosa e cantante Jigglypuff, além de várias outras criaturas. Lillis dublou Jigglypuff na popular série de jogos de luta Super Smash Brothers em todas as quatro iterações. Ela também deu voz ao Pokémon Goldeen nos jogos.
Além de Pokémon, Lillis também teve papéis de voz em Your Lie in April, Hunter x Hunter, O Clube das Winx e muitos outros.