Nem todos sabem o porquê do “Z” de Dragon Ball Z, mas de acordo com o criador da série, a letra no título acabou se tornando uma grande ironia, tendo em vista a popularidade que o anime alcançou com o passar dos anos.
A franquia Dragon Ball está se aproximando do seu quadragésimo aniversário, e isso pode ser uma surpresa para o criador da série, Akira Toriyama, que nunca planejou que ela se tornasse o fenômeno mundial da cultura pop que se tornou.
Embora Toriyama não estivesse amplamente envolvido na produção do anime Dragon Ball Z, ele atuou como consultor, conselheiro e crítico.
Ele ainda era chamado ocasionalmente para a produção, como quando novos personagens ou histórias eram introduzidos no anime que não estavam no mangá.
Aparentemente, as responsabilidades de Toriyama no mangá e suas tarefas adicionais no anime contribuíram para seu desejo contínuo de encerrar Dragon Ball.
Isso foi mais claramente demonstrado em sua escolha de adicionar o “Z” ao título da segunda série de anime, que estava definida para adaptar a segunda parte do mangá.
O “Z” simbolizava que Toriyama estava pronto para terminar Dragon Ball
Em uma entrevista de 2003 com o ilustrador principal do anime Dragon Ball, Katsuyoshi Nakatsuri, foi perguntado a Toriyama por que ele queria adicionar o “Z”.
Sua resposta foi: “‘Z’ é a última letra do alfabeto, certo? De qualquer forma, desde aquele tempo, eu realmente já queria encerrar o quadrinho, então dei ao título um “Z” com o significado de ‘é só isso, pessoal'”.
A declaração de Toriyama sobre o significado do “Z” é curiosa, tendo em vista por quantos anos a franquia segue vive. Quando Dragon Ball Z estreou em abril de 1989, o mangá estava em torno do Capítulo #195. Ele continuaria por mais seis anos e 324 capítulos.
Além disso, além do anime Dragon Ball Z, o mangá gerou inúmeros filmes, especiais de televisão e duas séries sequenciais em Dragon Ball GT e depois Dragon Ball Super.
Considerando o quão influente Dragon Ball Z se tornaria na expansão da franquia, até mesmo Toriyama deve aceitar a tremenda ironia do título.