Icônicos

Vilões de anime que estavam certos apesar de tudo

Vilões com objetivos corretos, mas meios errados

Cena de Fullmetal Alchemist
Cena de Fullmetal Alchemist

Vilões de animes muitas vezes são a verdadeira escória. Muitos deles cometem atos terríveis para conseguirem o que querem, mas alguns deles realmente estavam certos.

Isso, claro, não quer dizer que seus métodos sejam corretos. Os fins não justificam os meios, mas, no fundo, eles apontam problemas nos mundos em que vivem.

Com isso em mente, separamos sete vilões de anime que estavam certos, apesar dos métodos brutais que empregavam. Confira abaixo! (via ScreenRant)

Jinpachi Ego em Blue Lock

Jinpachi Ego torna os atacantes japoneses melhores

Se é que se pode dizer que Blue Lock tem um antagonista, esse antagonista é Ego, cujo método para criar o melhor atacante do Japão é jogar centenas de jovens talentos em uma panela de pressão e escolher o último a ficar de pé.

Apesar de todo o comportamento frio e calculista da Ego, ninguém pode dizer que ela não mudou seus participantes. Repetidamente, Isagi se surpreende e se sente fortalecido pela forma como os desafios forçam ele e os outros atacantes a evoluir, tornando-se mais fortes do que jamais imaginaram ser possível. Até mesmo o fato de verem seus amigos serem eliminados apenas reforça sua determinação de vencer.

Bluelock está disponível na Crunchyroll.

Kyubey em Puella Magi Madoka Magica

Kyubey está tentando salvar o universo

Esse gatinho sorridente de Puella Magi Madoka Magica conquistou o ódio puro dos fãs de anime de todo o mundo desde 2011. Ele atrai garotas adolescentes para contratos irreversíveis, concedendo-lhes um desejo, que sempre sai pela culatra, em troca de uma vida inteira de serviço como garotas mágicas, o que, por natureza, sempre termina de forma horrível. Além disso, ele evita deliberadamente contar a elas sobre as desvantagens até convencê-las a aceitar o acordo, quando já é tarde demais.

No entanto, ele e sua espécie não estão fazendo tudo isso por diversão: as energias obtidas com a criação de meninas mágicas e bruxas ajudam a evitar a morte por calor do universo. Madoka acaba concordando que o problema que o povo de Kyubey está tentando resolver não pode ser ignorado.

Puella Magi Madoka Magica está disponível na Crunchyroll.

Lady Eboshi em Princesa Mononoke

Lady Eboshi melhorou muitas vidas ao fundar a Cidade de Ferro

Lady Eboshi é a causa direta da maioria dos problemas de Ashitaka e San no decorrer de Princesa Mononoke. Sua devastação da floresta para obter os recursos da Cidade de Ferro destrói lenta mas seguramente os espíritos que guardam a terra.

Entretanto, para os moradores da Cidade de Ferro, Eboshi salvou vidas e conquistou seu amor e lealdade, cuidando dos oprimidos e excluídos da sociedade. O final de Princesa Mononoke traz uma mensagem não de que a natureza prevalece, mas de que a natureza consegue existir mesmo em uma sociedade cada vez mais baseada na tecnologia.

Dessa forma, Eboshi e a Cidade de Ferro sobrevivem, continuando o inevitável movimento de afastamento da natureza em direção à industrialização.

Princesa Mononoke está disponível na Netflix.

Scar em Fullmetal Alchemist

Scar estava certo em lutar contra o exército de Amestris

Scar é um dos personagens mais fortes de Fullmetal Alchemist e o flagelo dos Alquimistas do Estado em toda parte. Cheio de raiva e mágoa após a guerra de extermínio que Amestris travou em seu país, Ishval, ele massacra todos os que acredita serem responsáveis pelos massacres, com inocentes como os Rockbells e Edward pegos no fogo cruzado. Por fim, Scar deixa de lado sua raiva e se compromete com um caminho de paz e restauração para seu povo.

No entanto, Scar é um sobrevivente de genocídio com um rancor legítimo contra muitos de seus alvos, que eram criminosos de guerra, que nunca foram punidos por suas atrocidades. Se não fosse por Scar, eles não apenas teriam escapado impunes, mas possivelmente teriam criado um problema maior os heróis quando se voltaram contra o governo.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood está disponível na Crunchyroll.

Sasuke em Naruto

Sasuke Uchiha tinha problemas legítimos com Konoha

Sasuke sempre esteve preparado para se sacrificar por seus ideais, o que, aparentemente, é nobre, mas, na prática, o leva a caminhos sombrios em Naruto. Depois de descobrir que a própria Aldeia da Folha Oculta é responsável pelo massacre de seu clã por Itachi, ele volta seu ódio contra eles. Depois de refletir um pouco mais, ele decide se tornar Hokage, criando a paz usando o método de Itachi de carregar sozinho o ódio do mundo.

Embora sua abordagem seja instável e seu modo de governar tenha a mesma probabilidade de fracassar que o de Nagato, Sasuke não está errado em relação ao seu rancor contra a aldeia ou ao sistema shinobi. De Tobirama a Danzo e Hiruzen, o clã Uchiha foi discriminado e punido por crimes que não cometeu.

Naruto está disponível no Prime Video e no HBO Max.

Shougo Makishima em Psycho Pass

Shougo Makishima vai contra um sistema falho

Os melhores episódios de Psycho Pass mostram claramente as desvantagens do Sistema Sibyl, que julga e pune as pessoas não pelo que elas fizeram, mas pelos crimes que podem vir a cometer.

Akane, Kogami e os outros heróis são executores que mantêm a população na linha de acordo com esse sistema. Shougo Makishima, apesar de ser criminalmente assintomático, de acordo com o Sistema Sibyl, se deleita em ser um dos criminosos mais procurados do país e um anarquista de sucesso.

Entretanto, apesar de todos os pontos válidos que podem ser levantados sobre como o Sibyl System faz mais mal do que bem, Makishima não tem algo melhor para entrar no lugar. Ele também acredita que os seres humanos não são nada além de seus impulsos mais sombrios, e responde a isso com crueldade. Só porque os heróis não têm planos de derrubar um sistema corrupto tão cedo, não significa que o plano do vilão seja melhor.

Psycho Pass está disponível na Crunchyroll.

Stain em My Hero Academia

Stain aponta quais heróis não são heroicos

Antes de Deku e companhia enfrentarem a Liga dos Vilões, eles lutam contra Chizome Akaguro, também conhecido como Assassino de Heróis: Stain. A peculiaridade de Stain é paralisar qualquer pessoa cujo sangue ele consiga lamber, e ele percorre a cidade com muitas facas para obter esse sangue. Ele mata não apenas outros vilões, mas todos os heróis que não estiverem à altura de seus exigentes padrões de bondade, baseados em seu ídolo, All Might.

Por mais terrível que Stain seja, ele não está errado quando aponta que os heróis que são verdadeiramente altruístas e heroicos são poucos e raros, devido à fama e à glorificação de suas carreiras.

A sociedade de heróis permite que agressores como Endeavor escapem impunes de seus crimes porque são bons em seus trabalhos e recruta crianças como Hawks para a vida de herói por causa de suas peculiaridades.

My Hero Academia está disponível na Crunchyroll.

Sair da versão mobile