Streaming

O que será da Marvel após Capitão América: Guerra Civil?

Desde que o Homem de Ferro de Robert Downey Jr tomou os cinemas de assalto, consagrando-se como um fenômeno de bilheteria e abrindo as portas para o universo cinematográfico da Marvel, as coisas nunca mais foram as mesmas.

De lá para cá, quase todos os grandes heróis da Casa das Ideias ganharam um filminho para chamar de seu. Foi assim com o Thor, Hulk e Capitão América, cada um apostando em um clima e ideias diferentes, mas todos agradando em cheio os fãs do bom cinema pipoca. Essa empreitada de sucesso culminou no fenômeno Vingadores, a terceira maior billheteria de todos os tempos.

Após o encontro dos maiores heróis da Terra em Os Vingadores, ficou acertado que os filmes da Marvel seriam divididos em fases. Tudo de Vingadores para trás seria chamado de Fase 1, enquanto os filmes lançados entre Vingadores 1 e Homem-Formiga formariam a Fase 2.

Ou seja, Capitão América: Guerra Civil representará exatamente o primeiro filme da aguardada Fase 3 da Marvel. Só isso, naturalmente, já bastaria para deixar os fãs ansiosos, mas o buraco fica muito mais embaixo.

Afinal, nossos leitores fãs de quadrinhos sabem muito bem que a Guerra Civil foi uma saga de primeira, daquelas que abalaram o universo dos heróis para sempre. E o mínimo que esperamos é que sua versão cinematográfica repita a dose ao botar dois times de heróis entrando em choque direto.

Como a Guerra Civil pode ser melhor que a HQ

É claro que muita coisa será diferente na adaptação cinematográfica dessa história, até mesmo pela necessidade de apresentar ao público personagens até então ausentes do universo cinematográfico. O maior exemplo, claro, é o nosso amigão da vizinhança, o Homem-Aranha.

Graças a um acordo entre a Sony e a Marvel, o teioso fará sua estreia triunfal no mundo Marvel, e não dá para segurar o otimismo com essa novidade. Alguém duvida que a simples presença de Peter Parker, um dos personagens mais queridos da ficção, já vai alterar tudo que conhecemos sobre a Marvel na telona? Já ficou acertado, inclusive, que o herói terá um novo filme solo, agora pelas mãos da Marvel Studios.

Também há uma boa chance de que outras mudanças originadas no nosso mundo real impactem os eventos vistos da telona. Se o acordo com a Sony permitiu a presença do Spidey, é provável que alguns problemas contratuais obriguem outros personagens e atores a darem um adeus precoce.

Não é segredo que custa absurdamente caro ter um nome como Robert Downey Jr em seu elenco, um valor que só sobe conforme os filmes da Marvel fazem mais sucesso. Inevitavelmente chegará o momento em que teremos que nos despedir do seu Homem de Ferro, e há uma boa chance de que Guerra Civil marque justamente essa ocasião.

Os segredos do trailer de Guerra Civil

Isso não significa necessariamente que teremos uma formação dos Vingadores sem um Homem de Ferro nem nada nessa linha. Até porque tudo indica que Chris Evans também estará encarnando o Capitão América pela última vez, e nem por isso esperamos ver o herói patriótico fora de ação na Fase 3 e nos próximos filmes dos Vingadores.

Quem sabe Sam Wilson, o Falcão, não pode assumir o manto após a saída de Steve Rogers? Não faltam precedentes para isso no mundo dos quadrinhos, onde Sam vive o Capitão América no segundo em que você lê esse texto. Também não seria surpresa se os heróis simplesmente mudassem de rosto adotando novos atores. Lembre que o Hulk já foi Eric Bana e Edward Norton antes de Mark Ruffalo virar o gigante esmeralda.

Há muitas indefinições e poucas certezas sobre o futuro (além de um detalhado calendário de lançamentos previstos para os próximos anos), mas parece cedo demais para fazer qualquer previsão mais ousada, ainda mais com um trailer que levanta mais perguntas do que respostas.

Como visto no final de Vingadores: A Era de Ultron, já há uma nova formação dos Vingadores em ação, agora contando com a Feiticeira Escarlate e o Falcão em seu plantel. Essa transição é típica dos quadrinhos, onde centenas de heróis já entraram para a equipe.

É bem possível e até provável que, com os danos e atritos causados pela Guerra Civil, o terceiro filme dos Vingadores tenha uma equipe totalmente nova em ação. Então não se surpreenda se, de repente, o Homem Formiga e a Vespa estiverem ocupando um lugar de destaque no time, pois tudo é possível!

E você, o que acha que o futuro reserva para os heróis Marvel após a bombástica Guerra Civil? Conte pra gente aqui nos comentários quais são seus chutes e vontades.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.