Séries

Gotham | A queda do Senhor Frio e a ascensão de Hugo Strange

Atenção para spoilers da série!

O segundo episódio do retorno de Gotham depois do hiato no final do ano passado parece ser uma extensão do primeiro, “Mr. Freeze”. Intitulado “A Dead Man Feels no Cold”, esse 13º episódio da segunda temporada completa a história de origem do vilão congelante feito por Nathan Darrow, e ainda traz de volta alguns personagens que ficaram de fora da première, especialmente Bruce e Alfred, que tem de lidar com as consequências psicológicas do sequestro de Bruce por Galavan e de sua nova determinação de encontrar e matar o assassino de seus pais, por enquanto só conhecido como “Matches”.

Sobre esse momento do episódio, o crítico do IGN elogiou a coragem de Gotham em colocar a obsessão e a violência de Bruce, que mais tarde irão definir o herói que ele encarnará para Gotham City, em jogo. O discurso de Alfred, dizendo que ele mesmo vai acabar com a vida de Matches se um dia os dois o encontrarem, também é bem adequado ao personagem mais durão e interessante que esteve um pouco ausente dos últimos tempos da série. Querer livrar Bruce do peso de matar um homem enquanto reconhece que o perpetrador do horrível assassinato dos Wayne precisa morrer é exatamente algo que o Alfred de Sean Pertwee faria.

O jornalista do AVClub foi um pouco menos gentil com essa parte do episódio. Para ele, Gotham tem uma tendência pouco interessante de pegar o que deveria ser subtexto, ou interpretações temáticas deixadas para o espectador, e forçá-las para dentro dos diálogos, soletrando tudo da forma mais explícita possível. É por isso que a cena entre Bruce a Dra. Thompkins, por exemplo, parece consciente demais de si mesma – com Bruce constantemente deixando dicas do processo psicológico que vai fazê-lo se tornar o Batman (“Eu acredito que uma pessoa pode ser duas coisas ao mesmo tempo”).

Aliás, a Dra. Thompkins também acaba sendo colocada frente a frente com Nora Fries, a esposa do Mr. Freeze, e o diálogo entre as duas sublinha os paralelos entre as jornadas de Freeze e Gordon de uma forma que muitos julgariam desnecessária. Ambos os homens acreditam em uma moralidade própria, sem necessária conexão com a lei, e ambos acreditam que o que fizeram de mal é justificado por uma causa maior, seja a vida da Sra. Fries ou o bem estar de Gotham. Além disso, tanto Gordon quanto Freeze deixaram suas esposas no escuro quanto as partes mais sombrias de si mesmos, e a conversa de Thompkins com Nora é uma espécie de aviso a ela sobre isso.

Na trama principal do episódio, Gordon e Bullock se divertiram um pouco (e a série também) ao retratar a caça pelo Senhor Frio. Decidido a congelar Nora para que mais tarde pudesse salvá-la da doença que a consome, Freeze desenvolveu seu famoso traje criogênico e saiu congelando muita gente pelo caminho, com Gordon e Bullock o perseguindo até que o primeiro tem a ideia genial (ou não) de usar Nora como isca para atrair o vilão da vez – o local onde a armadilha aconteceria? Arkham.

O review do IGN notou que em qualquer realidade minimamente inteligente esse plano seria imediatamente jogado de lado por ser simplesmente insano – em Gotham, isso é o que passa por uma ação responsável da polícia, mesmo com Thompkins entrando no meio do caminho e o Dr. Hugo Strange mostrando as garras ao confundir os policiais enquanto eles perseguem Freeze. Quando finalmente consegue trancar portas e ficar sozinho com o vilão, Strange pede a fórmula da substância congelante de Freeze em troca de uma rota de fuga, e consegue.

Hugo Strange no momento é uma das coisas mais bacanas da temporada, com o ator BD Wong acertando todas as notas certas com o personagem e seus planos perversos chacoalhando Gotham de volta à vida de uma forma que não acontecia desde a morte de Jerome, muitos episódios atrás. Em Indian Hill, como descobrimos, Strange mantem uma série de corpos congelados: Galavan, Jerome, Fish Mooney e Bridgit Pike, entre outros.

Depois que Nora se mata por acidente e Victor tenta fazer o mesmo e não consegue, deixando seu corpo de uma coloração azul e incapaz de sobreviver a não ser no frio extremo, Senhor Frio se junta a essa galeria de vilões de botar medo. Qual será o plano de Strange, afinal? Essa é a pergunta mais empolgante de Gotham no momento.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.