Ansioso para assistir Capitão América: Guerra Civil na próxima quinta-feira (28)? Com o filme pertinho de chegar nos cinemas brasileiros, achamos que valia a pena passar uma revisão por todos os super-heróis que estarão presentes na trama colossal do novo filme da Marvel, dirigido pelos irmãos Russo e roteirizado pela dupla Christopher Markus & Stephen McFreely, todos advindos da aventura anterior do Capitão, O Soldado Invernal.

São muitos personagens em um universo que só fez crescer nos últimos anos, e o evento que os une em Guerra Civil não é nada agradável: depois de vários atos de super-heróis causarem muita destruição e danos colaterais, o governo quer implantar uma lei que obrigue os heróis a se registrarem em agência governamentais e responderem a elas. O Capitão e alguns aliados são contra a medida, enquanto o Homem de Ferro e seu time são a favor. Aqui está um mapa de quem é quem, e quem está do lado de quem:

1Time Capitão América

Criação nos quadrinhos: 1941, por Joe Simon e Jack Kirby

Origem: O jovem e franzino Steven Rogers era um escritor e desenhista de quadrinhos na primeira versão do personagem. Quando a Segunda Guerra começa, Rogers tenta se alistar mas é repetidamente rejeitado pelo corpo fraco – até o cientista Abraham Eriskine o notar e o recrutar para o Projeto: Renascimento, em que Rogers recebeu treinamento e modificações genéticas para se tornar o super-soldado perfeito. Após a morte de Erskine, Rogers assume o manto do Capitão América e vai lutar com os americanos contra o 3º Reich. Após tentar desarmar uma bomba lançada pelo vilão Barão Zemo, o Capitão cai em nas águas congelantes do oceano é só é encontrado décadas depois, e revivido, pelos Vingadores.

Nos filmes: A origem ficou bem parecida nos filmes, a não ser pela forma como Steve “morre” nos anos 40. O Capitão América do universo cinematográfico Marvel se sacrifica, despencando um avião do céu no meio do Ártico, para que o plano do Caveira Vermelha não se concretizasse e o avião explodisse em Nova York. Rogers acorda nos tempos atuais, resgatado pela S.H.I.E.L.D., e atua como agente da agência até descobrir que vários membros da HYDRA estão infiltrados nela.

Motivos: A experiência recente com a S.H.I.E.L.D. não ajuda Rogers a confiar em instituições governamentais para controlar pessoas com super-poderes – para o Capitão América, as mãos dos heróis em si ainda são as melhores para lidar com essas questões.

O ator: Chris Evans, 34 anos, se destacou pelo rostinho (e corpão) bonito em Não é Mais um Besteirol Americano (2001), assumindo em seguida papéis que o marcariam na memória do público em Celular: Um Grito de Socorro (2004) e Quarteto Fantástico (2005). As escolhas menos convencionais começaram com a ficção científica Sunshine – Alerta Solar (2007) e seguiram mesmo depois da escalação como o Capitão, vide o excelente Expresso do Amanhã (2013) e o drama Before We Go (2014), que o ator também dirigiu.

Voltar