Streaming

Os super-heróis de Capitão América: Guerra Civil | Pantera Negra

A partir de hoje, o Observatório do Cinema vai destrinchar os personagens da Marvel que farão aparições em Capitão América: Guerra Civil, novo filme da editora, que chega aos cinemas brasileiros no dia 28 de Abril. Falaremos da história desses personagens nos quadrinhos, e do papel que eles irão cumprir no universo cinematográfico da Marvel, além dos atores e atrizes que encarnarão os personagens.

Vamos começar com o Pantera Negra:

panterahq

O personagem

T’Challa é o soberano da nação africana de Wakanda, um dos países mais poderosos do mundo no universo Marvel, graças a suas largas reservas de vibranium, o metal virtualmente indestrutível do qual é feito o escudo do Capitão América. Criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby, o T’Challa herda o título de Pantera Negra (nome dado ao chefe das tribos de Wakanda) e os poderes concedidos ao detentor dele pela divindade adorada pelos cidadãos dessa nação do seu pai, T’Chaka, que foi morto pelo vilão Ulysses Klaw.

O título de Pantera Negra, nos quadrinhos, vem com super-poderes que incluem sentidos mais aguçados, super-força, resistência e poderes de cura. Além disso, o Pantera Negra tem o apoio das tecnologias bélicas ultra-desenvolvidas da nação de Wakanda e é protegido pelo traje que usa, feito de vibranium. Considerado largamente o primeiro personagem negro dotado de super-poderes nos quadrinhos, o Pantera é uma das pessoas mais inteligentes do mundo no universo Marvel, e já atuou aliado aos Vingadores, ao Quarteto Fantástico, e aos Illuminati (um seleto grupo dos líderes mais poderosos da Terra, incluindo Charles Xavier e o Raio Negro).

Nos quadrinhos que inspiram a premissa de Capitão América: Guerra Civil, o Pantera Negra na verdade fica do lado do Capitão América, ao contrário do que acontece no filme. No entanto, nessa mesma época dos quadrinhos o personagem estava passando por algo que sem dúvida nenhuma deixaremos de ver nos cinemas: seu casamento com Ororo Munroe, a própria Tempestade. Na cronologia da Marvel, ela e o Pantera tem um caso antigo, mas só se reúnem muito tempo depois, decidindo formar um casal super-poderoso de vez. Como a Marvel Studios ainda não tem os direitos da personagem do supergrupo X-Men, o estúdio terá que escolher uma história alternativa para o Pantera dos cinemas.

pantera-negra-vingadores

O papel do Pantera Negra nos filmes

O contrato de Chadwick Boseman para interpretar o Pantera Negra nos filmes do universo Marvel prevê cinco filmes, então prepare-se para vê-lo para muito além de Capitão América: Guerra Civil e do filme solo, previsto para 15 de Fevereiro de 2018. Sobre a inclusão do Pantera no conflito entre os heróis da Marvel, o produtor Kevin Fiege disse que a ideia veio da necessidade de um ponto de vista diferente, “de fora”, para o conflito entre Tony Stark e Steve Rogers. Então, embora T’Challa se alie à Tony em primeira instância, ele tem seus próprios motivos, seu próprio povo para proteger, e seus próprios objetivos com essa guerra.

Fiege ainda disse que o Pantera do filme está nos estágios iniciais de seu reino como soberano de Wakanda, e que sua participação em Guerra Civil será mais do que uma aparição especial – T’Challa tem um arco de personagem e um conflito próprio dentro do filme. Sua origem, no entanto, deve ser contada no filme solo, a ser dirigido por Ryan Coogler (Creed) e roteirizado por Joe Robert Cole (American Crime Story), esse último também contratado para o filme dos Inumanos, marcado para 11 de Julho de 2019. Boatos dão conta de que Andy Serkis pode reprisar o papel de Ulysses Klaw, que interpretou em uma rápida aparição em Era de Ultron. Como sabemos, Klaw tem um papel importante na formação de T’Challa.

Chadwick Boseman

Chadwick Boseman

O ator contratado para interpretar o Pantera Negra é um americano de 39 anos, cuja aparência não entrega a idade. Boseman, que está na ativa em pequenos papéis na televisão desde 2003, ganhou destaque recentemente ao interpretar duas figuras reais: o jogador de beisebol Jackie Robinson, um dos primeiros jogadores negros da liga, em 42: A História de Uma Lenda; e o cantor James Brown na cinebiografia intitulada com o nome do artista. Indicado ao Image Awards, um dos principais prêmios do cinema negro americano, por ambas as performances, Boseman tem uma série de filmes no gatilho além daqueles em que interpretará T’Challa.

Ele esteve recentemente no fiasco Deuses do Egito, mas pretende se recuperar estrelando o thriller Message from the King, em que interpreta um misterioso sul-africano que viaja até Los Angeles para vingar a morte da irmã; e o drama biográfico Marshall, sobre o começo da carreira do primeiro juiz negro da Suprema Corte americana. Vale ficar de olho em tudo que essa recente revelação vai fazer nos próximos anos.

Time Capitão América ou Time Homem de Ferro: Qual lado escolher?

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.