Séries

Game of Thrones | A Batalha dos Bastardos não poupa vítimas no penúltimo episódio do ano

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

Bem-vindos a um dos episódios mais aguardados de todos os seis anos de Game of Thrones. Apesar do título e da principal atração de “Battle of the Bastards” (6×09), não começamos esse capítulo perto de Winterfell, onde as forças de Jon Snow e Ramsay Bolton logo de enfrentarão. Ao invés disso, damos um pulo em Mereen, onde a situação não é nem um pouco “menos bélica”, visto que os Mestres ainda estão atacando a cidade.

O plano de Dany parara acabar com a raça dos ex-escravocratas é usar seus dragões para botar fogo nos navios com os quais atacam, e matar todos eles. Tyrion tenta a dissuadir, com certo sucesso (porque, afinal, ele é Tyrion), e Dany concorda em ter um encontro com os Mestres para discutir os termos da rendição deles às forças de Mereen. Claro que, sendo Game of Thrones, a solução pacífica não dá muito certo, e logo Dany está cavalgando Drogon e, com a ajuda dos outros dois dragões, botando fogo nos navios dos Mestres.

Grey Worm e Tyrion lidam com os líderes dos Mestres, pedindo que eles escolham só um deles para ser sacrificado por sua traição à rainha dos dragões. Os Mestres escolhem um deles que tem uma posição aristocrática inferior, uma espécie de peixe fora d’água – ao que Grey Worm responde matando os outros dois e deixando o escolhido viver. Tyrion diz para o sobrevivente voltar às suas cidades e dizer que ele sobreviveu apenas pela generosidade de Daenerys – o que não é bem verdade, visto que a rainha estava pronta para matar a todos. Game of Thrones está jogando um jogo perigoso com a trama que coloca Dany cada vez mais perto da loucura de seus antepassados.

Estratégias de batalha

Quando finalmente encontramos Jon e Ramsay, os dois e Sansa estão se encontrando antes mesmo da batalha. Ramsay diz que seus números superiores e oferece a cabeça de Cão Felpudo para provar que ele tem Rickon consigo – o bastardo Bolton quer que Jon entregue Sansa de volta para ele e se renda. Jon diz que não haverá rendição, e Sansa promete à Ramsay que ele vai morrer no dia seguinte.

No acampamento do exército de Jon, no entanto, ninguém parece tão confiante. Jon e Davos resolver permitir que Ramsay os ataque para que depois eles possam cercar suas tropas e ao menos tentar derrotá-lo. Jon e Sansa discutem se essa é a hora certa para atacar Winterfell, e dizem que provavelmente não vão conseguir libertar Rickon, que Ramsay vai matá-lo de qualquer forma – a família Stark não para mesmo de sofrer em Game of Thrones.

Jon ainda tem uma conversa rápida com Melisandre, pedindo a ela que não tente o reviver de novo se ele morrer na batalha. Melisandre diz que serve ao Senhor da Luz e que por isso vai precisar tentar – será que veremos mais uma ressurreição em Game of Thrones nessa temporada? Enquanto isso, Davos e Tormund discutem que a guerra que estão travando já está perdida, e Tormund pergunta se Davos está fazendo isso para vingar Stannis. Davos diz que Stannis derrotou a si mesmo, e mais tarde encontra o resto da pira que queimou Shireen, encontrando um objeto que ele sabia pertencer a menina.

Yara & Dany

Em Essos, os Greyjoy finalmente chegam à Mereen, e fazem sua proposta para Daenerys e Tyrion. Tyrion lembra que a última vez que viu Theon, ele estava em Winterfell fazendo piadas sobre a sua altura, e relata tudo de terrível que Theon fez depois daquilo, não acreditando na atitude de penitência do moço.

Yara oferece à Dany a parte Frota de Ferro que eles controlam, em troca da independência total das Ilhas de Ferro e do apoio de Dany ao reinado de Yara – os irmãos Greyjoy ainda contam que Euron está a caminho de Mereen com uma oferta semelhante, mas que ele pedirá a mão de Dany em casamento e será de fato o rei de Westeros. Dany aceita as condições dos Greyjoy – que parceria formidável essa nova de Game of Thrones.

A batalha

A batalha dos bastardos começa com Jon e companhia em desvantagem, como já poderíamos esperar. Quando Ramsay aparece no comando de suas tropas, ele tem Rickon amarrado atrás de si. Ele livra o mais jovem dos Stark de suas cordas e diz para Rickon correr até Jon – em resposta, Jon se destaca de seu exército e cavalga até Rickon, porém Ramsay começa a lançar flechas no ar, deixando que a sorte decida se Rickon vive ou não. Logo antes de Jon chegar no irmão mais novo, um das flechas atravessa seu peito, e Jon vê o irmão morrer na sua frente. Mais uma de muitas mortes brutais de Game of Thrones.

Uma leva de flechas derruba Jon de seu cavalo, e ele puxa sua espada, preparando para enfrentar uma tropa inteira de Boltons sozinho – mas suas próprias forças o alcançam antes, e a batalha enfim começa de vez. Carnificina e muitas viradas de sorte indicam que as forças Stark não tem muita chance contra os Bolton – enquanto Davos manda os arqueiros segurarem as flechas para não matar seus próprios homens, Ramsay diz para os seus atirarem a vontade.

Em certo momento, na confusão, vemos Tormund enfrentando Smalljon Umber enquanto as forças dos Selvagens se juntam à batalha. Tormund eventualmente consegue derrotar seu oponente, mas só porque Smalljon foi distraído pelo som de uma corneta ao fundo da batalha, sinalizando a chegada das forças do Vale, lideradas por Mindinho e Sansa, chegaram para salvar o dia em mais uma reviravolta muito semelhante a algumas outras em batalhas de Game of Thrones.

Assustado, Ramsay se retira para Winterfell, acreditando estar seguro dentro de seus muros. O problema é que os Stark tem o gigante Wun Wun ao seu lado, e o monstrengo acaba penetrando as paredes impenetráveis da fortaleza. Atingido por uma multidão de flechas, mais um personagem querido de Game of Thrones encontra seu fim quando Ramsay atira um golpe fatal ao olho do gigante.

Sozinho e acuado, Ramsay enfrenta Jon e o Stark, obviamente, derrota-o com facilidade – mas não o mata. Um momento de triunfo raro em Game of Thrones acontece quando as bandeiras dos Bolton são abaixadas em Winterfell, e a bandeira dos Stark toma o seu lugar. Jon ordena que Rickon seja enterrado junto com Ned, e Sansa se prepara para ter sua vingança contra Ramsay.

Enfrentando seu abusador, a Stark ruiva solta os amados cachorros de Ramsay contra ele, prometendo que seu nome e seu legado serão esquecidos para sempre. Ramsay diz que seus fiéis bichos de estimação nunca o atacariam, mas Sansa o lembra que Ramsay não os alimenta há sete dias. Um dos cachorros começa a comer parte do rosto de Ramsay, e assim o psicopata mais odiado de Game of Thrones encontra o seu esperado – e tremendamente satisfatório, não vamos mentir – fim.

game of thrones bastardos 3

GOTAinda não conhece Game of Thrones e quer começar a acompanhar essa história que fascinou o mundo e se tornou um dos maiores sucessos da TV na atualidade. Leve para casa o box especial com as 5 primeiras temporadas para você assistir tudo, quando e onde quiser. CLIQUE AQUI e garanta já o seu!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.