Séries

Rainha do Sul | Série com Alice Braga começa cheia de ação e personagens fascinantes

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

Rainha do Sul começa a ser exibida no próximo dia 7, quinta-feira, às 22h30, pelo canal Space.

No piloto de Rainha do Sul, somos apresentados a Teresa (Alice Braga), uma garota mexicana comum que se apaixona pelo criminoso Güero (Jon-Michael Ecker), um capanga de baixo escalão de um perigoso chefão do tráfico de drogas. No episódio, que se move na velocidade da luz, Güero se casa com Teresa e, anos mais tarde, acaba sendo pego fazendo dinheiro num esquema “por fora” quando Don Epifanio (Joaquim de Almeida) deixa o controle dos negócios com o capanga conhecido como Batman (Gerardo Taracena).

Pouco propenso a perdoar, Batman mata Güero e Teresa foge, tentando executar um plano de emergência que o marido falecido deixou para ela. O problema é que esse plano inclui a ajuda de Don Epifanio, que está menos do que interessado em assisti-la, mesmo quando ela apresenta um caderno cheio dos segredos do chefão do crime.

Após fugir de toda a sorte de capangas, inclusive sendo abusada sexualmente por um deles, tudo enquanto têm esporadicamente alucinações de si mesma como uma chefona do tráfico no futuro, Teresa acaba sendo capturada por Camila (Veronica Falcon), a esposa de Don Epifanio, que agora comanda o “ramo texano” do império do tráfico do marido. Bem-vinda aos EUA, Rainha do Sul.

Mais cedo no piloto de Rainha do Sul vemos Camila e Epifanio discutindo – a esposa não queria acompanhar o marido em sua campanha política, preferindo pedir o cargo no Texas ao invés disso. Já as visões futuras de Teresa servem tanto para sublinhar a ambição que existe dentro dela quanto para nos deixar conectados com a primeira cena de Rainha do Sul, que mostra uma Teresa já nessa versão “melhorada” sendo assassinada por inimigos. É possível que já saibamos como Rainha do Sul termina, mas sem dúvida será uma estrada e tanto até lá.

Teresa tem uma missão

O segundo episódio, “Cuarenta Minutos” (1×02), nos deixa descobrir a extensão dos planos de Camila para contrariar o marido – não só ela mantem Teresa viva, embora dentro de termos brutais, como também planeja se distanciar financeiramente de Don Epifanio e fundar seu próprio império de drogas nos EUA. Com sua sensibilidade de vilã de novela mexicana, Veronica Falcón vende vitoriosamente essa personagem complexa com um plano ambicioso.

Após ser capturada por Camila, a nossa protagonista de Rainha do Sul é feita de “mula”, ou seja, acaba levando um carregamento de drogas dentro do estômago até um aeroporto, onde tem que vomitar todos os pacotinhos de volta para que o produto seja entregue ao comprador. O problema é que as drogas podem dissolver no estômago de Teresa a qualquer momento, e a tensa cena de correria pela cidade, cobrindo todo o processo de entrega é o momento em que o segundo episódio de Rainha do Sul mais brilha, se mostrando uma série capaz de acelerar o pulso do espectador.

Em outras notícias, as coisas não parecem nada boas para Brenda (Justina Machado), a esposa do amigo de Güero que também foi morto na mesma “operação de vingança” que matou o marido de Teresa. Ainda fugindo pelo México, Brenda e o jovem filho estão perto de serem encontrados pelos capangas de Don Epifanio. Em 2 de 13 episódios, Rainha do Sul já andou tanto com sua trama que é notável que mantenha a coerência narrativa.

Com uma atuação centrada e sutil de Alice Braga em seu centro, a série se move em ritmo eletrizante sem nunca perder de vista as qualidades que a fazem uma experiência realmente recompensadora. A construção fascinante de Teresa, uma mulher que tira força das provações que passa e cujos olhos brilham com desafio e ambição inesperadas, e a direção sempre muito apurada dos episódios fazem de Rainha do Sul uma atração de inesperado potencial cativante, que ainda precisa mostrar quais temas veio explorar, mas já tem todas as cartas na mão para montar uma primeira temporada excelente.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.