Streaming

Designated Survivor | Jack Bauer presidente? Kiefer Sutherland assume o cargo em nova série

Kiefer Sutherland está de volta à TV com Designated Survivor, drama da ABC que é apresentou um dos pilotos mais sólidos da atual fall season. Na trama, como a maioria do público já sabe, ele interpreta um oficial de baixo escalão do governo que, após um atentado terrorista, acaba assumindo posição como presidente.

O título, Designated Survivor, faz referência a uma tradição no governo americano: sempre que o presidente tem uma reunião ou evento em que a maioria ou totalidade de seu gabinete estará presente, um funcionário é escolhido para ficar em um lugar seguro, e assumir caso o pior aconteça. Na série da ABC, o pior acontece.

Há alguns detalhes que não haviam ficado claros nos trailers e promoções de Designated Survivor: primeiro, o personagem de Sutherland, Tom Kirkman, havia sido demitido pelo presidente no mesmo dia em que assume o posto (era sua última noite de trabalho); segundo, além dele também acompanhamos uma equipe do FBI (liderada por Maggie Q!) investigando o acontecido, já que nenhum dos inimigos dos EUA assumiu responsabilidade pelo ataque.

Chega de Bauer

Durante o episódio de estreia, o protagonista de Designated Survivor aprende as intrincadas complicações do trabalho de presidente, precisa liderar um país em momento de crise, e também lidar com políticos que não gostaram nada de ver um mero Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano se tornando presidente subitamente. Muitos desses políticos, é claro, tem motivos mais do que escusos.

Designated Survivor é melhor quando não está tentando puxar a trama na direção de Quantico, por exemplo, introduzindo conspirações políticas e policiais para tentar deixar a trama “mais interessante” – a trama de Designated Survivor já é fascinante por si só, mostrando por exemplo os problemas de um dos filhos de Kirkman, que vendia drogas antes de ir parar na Casa Branca.

Em tempos de ciclo eleitoral nos EUA, assistir a uma série sobre um homem despreparado tomando uma posição de poder máximo dentro do país é presciente em muitos sentidos, mas os paralelos com Donald Trump param por aí: Kiefer Sutherland interpreta Tom Kirkman como um homem amedrontado e cuidadoso, mas excepcionalmente inteligente, e versado nas traiçoeiras águas políticas de Washington.

Talvez Designated Survivor queira dizer que vai ficar tudo bem, e que a diplomacia sempre vence. Atualmente, é difícil de acreditar – mas como entretenimento, ainda é uma das melhores coisas da fall season.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.