Rogue One | Um guia da mitologia de Star Wars para entender o novo filme

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SAGA A SEGUIR

Rogue One: Uma História Star Wars está se preparando para aterrissar nos cinemas na próxima quinta-feira (15), mas nem todo mundo que chegar a sua sessão do filme vai ser um super-fã. Com projeções de bilheteria de mais de US$300 milhões só no fim de semana de estreia, é claro que muitos novatos estarão em seu primeiro contato com a saga, ou ao menos não saberão muito sobre a mitologia da franquia.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Abaixo, você encontra um resumo rápido dos eventos que levaram à aventura de Jyn Erso (Felicity Jones) e seus comparsas na missão de roubar os planos da Estrela da Morte em Rogue One. Se você acabou de se perguntar “mas o que diabos é Estrela da Morte?”, esse artigo é para você.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

O Império

No Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), o Império tomou controle da galáxia, mantendo a “paz” através do medo. Darth Vader é um dos líderes desse governo tirânico, mas ele responde ao Imperador Palpatine – Rogue One se passa antes disso tudo, mas depois do Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), que mostrou como o jovem Anakin Skywalker, um aprendiz Jedi, foi incluenciado pelo então Chanceler Palpatine a se voltar para o Lado Negro da Força.

Usando maquinações políticas, Palpatine ganhou mais poder e acabou se declarando Imperador, efetivamente destruindo o Conselho Jedi e o Senado da República, que governavam a galáxia, e tomando o poder para si.

Anakin Skywalker

Darth Vader

Mas afinal, quem é Anakin Skywalker? Nós o conhecemos em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), onde é apenas um jovem garoto que vive em regime de escravidão com sua mãe, Shmi. É quando o Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) chega ao planeta em que os dois vivem e sente que o menino tem o poder da Força – eles o tiram do planeta e levam-no para treinamento e avaliação do Conselho Jedi.

O problema é que o então Chanceler Palpatine também sentiu o poder de Anakin, e começou a seduzi-lo para o Lado Negro da Força. Temendo pela vida de sua amada, Padmé Amidala, que estava grávida, e acreditando nas palavras de Palpatine, que prometiam poder quase divino no Lado Negro, Anakin se deixa seduzir e, em uma batalha com seu antigo mestre Obi-Wan Kenobi, sofre ferimentos graves. Dessa forma, ele só consegue sobreviver com o traje que conhecemos da trilogia original, e se torna Darth Vader.

Planos da Estrela da Morte

Estrela da Morte

A Estrela da Morte é a arma definitiva do Império para manter os planetas e civilizações rebeldes “andando na linha”. Energizada por cristas kyber (os mesmos que dão energia aos sabres de luz de Jedis e Siths), a Estrela de Morte é criação do pai da heroína de Rogue One, Jyn Erso, Galen (Mads Mikkelsen).

Embora ele achasse que estava estudando os cristais pelo bem da galáxia, seu trabalho foi roubado pelo Diretor Orson Krennic (Ben Mendelsohn), um ambicioso oficial do Império que queria ganhar a confiança do Imperador.  Em Uma Nova Esperança (1977), os planos da Estrela da Morte estão com a Princesa Leia, que os entrega para R2-D2, permitindo que a arma seja destruída no final do filme – logo, sabemos que a missão de Rogue One de roubar esses planos será ao menos parcialmente bem-sucedida.

Saw Gerrera

Saw Gerrera

Outro personagem para o qual vale ter algum contexto é Saw Gerrera, o guerrilheiro rebelde interpretado por Forest Whitaker. Ele foi introduzido em Star Wars: The Clone Wars, a série animada da franquia, como um combatente Rebelde que ajuda o Conselho Jedi a treinar soldados – no final de seu arco na série, ele perdeu a irmã, Steela.

Em Rogue One, ele é apresentado como o líder de um grupo Rebelde radical sediado em Jedha, planeta com significância espiritual para os Jedi. Jyn Erso o conhece de longa data, visto que Gerrera salvou sua família das garras do Império durante a infância de Jyn.

Rogue One é “o melhor Star Wars até agora”, clamam primeiras críticas

Rogue One: Uma História Star Wars chega nesta quinta-feira, 15 de dezembro, aos cinemas brasileiros.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio