Streaming

Globo de Ouro 2018 surpreende ao preferir indicar veteranos consagrados a revelações

As indicações ao Globo de Ouro 2018, uma das premiações mais aguardadas do ano, foram anunciadas nessa segunda (11), em cerimônia presidida por Alfre Woodward, Garrett Hedlund, Kristen Bell e Sharon Stone – a lista completa você pode conferir aqui.

A reputação de prêmio surpreendente que o Globo de Ouro acumulou durante os anos, com decisões como a premiação de Lady Gaga pela atuação em American Horror Story: Hotel, não foi deixada para trás nesse ano – mas a surpresa aqui foi um pouco diferente, mostrando um Globo de Ouro que prefere veteranos consagrados à grandes revelações do cinema.

Ridley Scott
Ridley Scott

A categoria de Melhor Direção é simbólica nesse sentido – Guillermo Del Toro (A Forma da Água), Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime), Christopher Nolan (Dunkirk), Steven Spielberg (The Post: A Guerra Secreta) e a zebra Ridley Scott (Todo o Dinheiro do Mundo) representam duas gerações de cineastas respeitados em um ano no qual as apostas estavam altas em uma renovação na categoria.

Ficaram de fora, por exemplo, Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar), uma querida atriz da indústria que fez sua estreia na direção com um dos filmes mais elogiados de todos os tempos pela crítica; e Jordan Peele (Corra!), comediante negro que “mudou de gênero” e estreou na direção cinematográfica com um dos terrores mais provocativos do ano. Até Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome) seria um respiro de ar fresco na categoria – um cineasta italiano e gay que dirigiu um drama LGBT como sua grande chegada em Hollywood.

Jessica Chastain e Idris Elba em Molly's Game
Jessica Chastain e Idris Elba em Molly’s Game

Em outras notícias, a separação do Globo de Ouro entre Drama e Comédia possibilita indicações curiosas nas categorias cinematográficas. Nos títulos de atuação, a divisão deixou que sobrassem lugares para Jessica Chastain (A Grande Jogada), Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.), Judi Dench (Victora e Abdul), Helen Mirren (The Leisure Seeker), Emma Stone (Guerra dos Sexos), Steve Carell (Guerra dos Sexos), Ansel Elgort (Em Ritmo de Fuga) e Hugh Jackman (O Rei do Show), que não devem achar espaço na corrida mais apertada do Oscar.

No entanto, mesmo quando a divisão não existe (nas categorias de coadjuvante, por exemplo), o Globo de Ouro mostrou a propensão a escolhas nada convencionais, como Hong Chau (Pequena Grande Vida) no lugar de Lesley Manville (Trama Fantasma) ou Holly Hunter (Doentes de Amor), que tem mais chances de chegar ao Oscar.

Christopher Plummer em Todo o Dinheiro do Mundo
Christopher Plummer em Todo o Dinheiro do Mundo

A inclusão de Christopher Plummer pelo papel em Todo o Dinheiro do Mundo, no qual substituiu Kevin Spacey após as acusações de assédio contra o ator, pode parecer uma decisão política (assim como a inclusão de Ridley Scott em Direção e Michelle Williams em Melhor Atriz – Drama, aliás), mas vale lembrar: os votantes do Globo de Ouro foram os primeiros a ver o filme de Scott, que ainda não tem nem mesmo média crítica. Se for um grande longa, Todo o Dinheiro do Mundo pode despontar na corrida ainda.

Nas categorias de TV, como de costume, o Globo de Ouro mostrou um gosto mais inclinado ao popular. As inclusões de Freddie Highmore (The Good Doctor), do elenco de Will & Grace e de Katherine Langford (13 Reasons Why) são exemplos perfeitos disso – uma lista que pareceria absurdamente surpreendente se viesse do Emmy.

Millie Bobby Brown como Eleven
Millie Bobby Brown como Eleven

Entre as notórias exclusões, destaque para Millie Bobby Brown (Stranger Things) e a companheira de elenco Winona Ryder, indicadas no ano passado; e para Julia Louis-Dreyfus (Veep). Por esses e tantos outros fatores, o Globo de Ouro é constantemente a premiação mais difícil de prever na temporada – o que normalmente a faz, também, a mais divertida, mas não dessa vez. Em 2017, os votantes do Globo de Ouro só surpreenderam pelo caráter retrógrado da lista.

Com apresentação de Seth Meyers, o Globo de Ouro 2018 acontece em 7 de janeiro de 2018.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.