Streaming

Entrevista | Isis Valverde fala sobre sua estreia no cinema internacional

Grávida do seu primeiro filho, a atriz Isis Valverde se prepara não só para a chegada do bebê como também para a estreia de Simonal, filme que retrata a vida e a obra do cantor Wilson Simonal. Ao lado do ator Fabrício Boliveira, protagonista, Isis dá vida a esposa do artista, Teresa.

Em 2019, Isis irá rodar no Canadá o longa As Fabulosas Aventuras de Inês. Esse será o primeiro trabalho internacional da atriz. O longa tem roteiro de Márcia Paraiso (da Plural Filmes) e direção do canadense Carl Bessai.

Produzido pela Downton e Globo Filmes, Simonal mostra a ascensão do cantor Simonal, passando pela ostentação por carrões e mulheres, recusa em fazer discurso engajado contra a ditadura, envolvimento do seu nome com o DOPS – uma das principais centrais da repressão da ditadura militar de SP – até o declínio de sua carreira.

Em entrevista ao Observatório do Cinema, Isis contou curiosidades do drama biográfico dirigido por Leonardo Domingues. Na obra ela interpreta uma mulher bipolar que, por várias questões, não teve um diagnóstico e tratamento adequados. Durante as filmagens, Valverde revelou que passou a ter enxaqueca. Outro mal que Teresa também sofre na vida real.

Longe das novelas desde o fim de A Força do Querer, da Globo, onde deu vida a Ritinha, Isis acaba de assinar contrato com uma produtora internacional e irá rodar seu primeiro longa como protagonista. Os testes foram feitos há quase três anos.

Simonal

“Esse filme foi feito muito em parceria. Pensávamos em toda a situação. É um filme muito humano. É um filme que expõe as falhas humanas de uma maneira muito real: a fragilidade de um casamento, de uma pessoa que foi exilada dentro do próprio país, de uma pessoa que não tinha o diagnóstico; a mulher dele é bipolar.”

Pesquisa para o personagem

“Conversei com pessoas bipolares, psicanalistas. Cheguei a falar com ela por telefone. Ela é uma pessoa muito sensível, querida. Eu desenvolvi durante o filme enxaqueca. Eu nunca tive enxaqueca. Simoninha me disse: ‘Minha mãe teve enxaqueca’.”

Carreira internacional

“Vou fazer um filme fora do Brasil. Primeiro filme gringo que eu vou fazer, protagonista. Vai ser no Canadá, lá é tudo muito mais barato. Eu fiz esse teste há uns três anos. Todo rodado em inglês. Eu fiz o teste e achei que eles tinham desistido.

“Meu filho vai ter quatro meses e eu vou ter filmagem no Canadá e meu marido: ‘E eu?’. Aí eu digo: ‘Você vai junto’. Eu não fico sem meu pequeno, vou dar de mamar até os 6 meses.”

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.