Streaming

Marvel | Após próximo Vingadores, o que estúdio prepara para sua Fase 4?

Com o sucesso estrondoso de Os Vingadores, tornou-se comum sabermos, com bastante antecedência, quais filmes da Marvel Studios veríamos chegando aos cinemas nos anos posteriores. Em diversos eventos, como a SDCC, NYCC e a D23, a Disney apresentava seu calendário de lançamentos, definindo as estreias, ou, ao menos, oferecendo previsões de lançamentos para seus filmes. Não a toa, claro, diversos outros estúdios passaram a assumir o mesmo modelo, incluindo, mas não limitado à Warner/ DC.

Com a iminente chegada de Vingadores 4, no entanto, um grande mistério permanece sobre o que veremos na muito falada, mas pouco revelada Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Sim, sabemos que Homem-Aranha: Longe de Casa, Os Eternos, Pantera Negra 2, Doutor Estranho e Viúva Negra já foram confirmados, mas tirando a continuação do Aranha, ainda não há confirmação de data para qualquer outro filme do estúdio (isso desconsiderando uma recente reportagem, não confirmada, do That Hashtag Show).

Algumas informações já divulgadas, felizmente, permitem que tenhamos uma noção do que esperar nos anos pós-Vingadores 4.

Para começar, a saída de Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) já é praticamente certa. Com isso, do elenco original de Vingadores sobra apenas Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra) e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro). Considerando que até agora não vimos sequer menção de um filme solo do Hulk e que o arco de Planeta Hulk foi livremente adaptado para Thor: Ragnarok, é possível, mas improvável, que apenas o Gavião Arqueiro ganhe um filme próprio – além do já confirmado da Viúva Negra.

Mas ainda temos os “novos” Vingadores: Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal, Falcão, Visão, Homem-Formiga, Pantera Negra e Doutor Estranho.

Vingadores 4 | Trailer será lançado até o fim do ano, confirma Kevin Feige

A primeira provavelmente permanecerá sem uma história pessoal, visto que Era de Ultron basicamente serviu como sua história de origem e ela sempre permaneceu bastante em segundo plano desde sua primeira aparição. Se levarmos em conta os rumores de que ela ganhará uma série própria, junto do Loki, no serviço de streaming da Disney, a possibilidade de vermos um filme da Feiticeira se torna ainda menor.

Soldado Invernal e Falcão, por sua vez, são dois prováveis substitutos para o Capitão América – ambos já tendo assumido o manto do Bandeiroso nos quadrinhos. Ainda que a Capitã Marvel provavelmente se torne uma figura mais proeminente na Fase 4, suas histórias devem assumir um tom mais cósmico e um novo Capitão América pode servir para manter certos eventos mais “pé no chão”, especialmente se chegarmos a ver um novo filme dos Vingadores. Dito isso, é bastante improvável que a Marvel invista em um filme solo desses personagens se eles não se tornarem o novo Capitão América.

Por falar em cósmico, Guardiões da Galáxia 3 permanece no limbo e, sem James Gunn, não há qualquer previsão para o filme. Recentemente, rumores circularam de que diretoras estavam sendo consideradas para a posição, mas nada confirmado. Ainda assim, há muito desse lado do Universo Cinematográfico Marvel a ser explorado e, com a destruição de Xandar, pode ser que vejamos o surgimento do herói Nova, há muito pedido pelos fãs, como uma forma de manter o legado do planeta. Nada impede, também, que vejamos uma nova formação dos Guardiões, de repente algo próximo dos originais nos quadrinhos, que vieram muito antes do Senhor das Estrelas, Rocket, Groot, Gamora e Drax.

Já o Homem-Formiga pode muito bem ganhar um novo filme, com a Vespa, naturalmente, mas vale lembrar que a bilheteria dos longas do herói não são as maiores do UCM. Ainda há muito a ser mostrado sobre o personagem, mas ele pode ficar em segundo plano por um tempo.

Marvel lançará Viúva Negra e Os Eternos em 2020, afirma site

Doutor Estranho, por sua vez, só teve um filme solo e uma continuação já foi confirmada, embora ainda não saibamos nada sobre ela. Levando em conta que vimos uma introdução ao mundo mágico no primeiro filme, há de se esperar que o segundo mergulhe mais nas “maluquices” que envolvem o personagem. Afinal, Dormammu ainda está em algum lugar do Universo, fora outras ameaças e certamente não vimos tudo o que o Mago Supremo da Marvel pode fazer.

Pantera Negra, por sua vez, deve assumir um bom destaque na Fase 4, levando em conta o sucesso estrondoso de seu primeiro filme. Recentemente, nos quadrinhos da Marvel, ainda vimos ele assumindo a liderança dos Vingadores, o que pode acabar “vazando” para os filmes.

Não podemos nos esquecer, também, que o acordo de compra da Fox pela Disney está previsto para ser concluído no início de 2019. Com isso, os X-Men e o Quarteto Fantástico retornam para a Marvel, o que abre infinitas possibilidades. Considerando a popularidade dos mutantes, é provável que vejamos um investimento da Marvel nesses personagens logo cedo. Mas, por enquanto, nada passa de especulação.

Com isso, há muitos cenários a serem explorados pela Marvel e nenhum deles nos leva para um caminho similar ao que já foi feito anteriormente. A Fase 4 realmente parece promissora e pode trazer um novo tom aos filmes da Marvel Studios. Resta aguardar para saber qual será o caminho seguido por Kevin Feige e companhia.

Sair da versão mobile