Streaming

Vidro | Explicamos o final e todas as reviravoltas do filme

CONTÉM SPOILERS!

O final de Vidro, de M. Night Shyamalan, tem três grandes reviravoltas, três grandes mortes e transforma o universo de super-heróis e suspense do cineasta irreversivelmente, para sempre.

Vidro fatura mais que Fragmentado em pré-estreia nos EUA

Neste artigo, detalhamos o que aconteceu, o que realmente significa e para onde tudo isto poderia levar.

A Horda foi criado pelo Sr. Vidro

Em Corpo Fechado, Elijah Price (Samuel L. Jackson) orquestra um acidente de trem a fim de encontrar seu grande antagonista, uma pessoa de habilidades extraordinárias que seria praticamente inquebrável, um verdadeiro oposto do seu próprio ser, frágil e debilitado. Quando David Dunn (Bruce Willis) escapa do incidente sem nenhum arranhão, fica claro para Elijah que este é o homem que ele estava procurando.

Acontece que um acidente de trem também é mencionado em Fragmentado. O pai de Kevin Wendell Crumb (James McAvoy), a Horda, foi morto em um caso muito parecido.

É só ligar os pontos: o acidente que matou o pai de Kevin é perfeitamente o mesmo no qual David sobreviveu. Com a morte do pai, Kevin ficou à mercê de sua violenta mãe, cujos abusos levaram diretamente às suas 24 personalidades.

Todos os protagonistas morrem ao lado de seus entes queridos

A grande batalha final termina de maneira trágica para todos os envolvidos. Todos os protagonistas morrem de uma maneira irônica, considerando suas histórias de origem, com um ente querido ali, ao seu lado.

O Sr. Vidro é espancado pela Besta assim que este descobre o seu papel na morte de seu pai. Elijah então cai no chão, quebrando ainda mais os seus ossos frágeis e sangrando lentamente na companhia de sua mãe (Charlayne Woodard).

Sua morte é fruto de uma pequena falha em seu plano, com o passado de Kevin sendo revelado cedo demais. Há, no entanto, uma certa catarse em sua morte, com o Sr. Vidro repetindo uma fala de Corpo Fechado sobre provar que ele “não é um erro” no mundo.

Já Kevin é baleado por um atirador. Sua personalidade original é trazida à luz por Casey (Anya Taylor-Joy), cuja compaixão pela Horda mostrou ter um efeito calmante.

Em seus últimos momentos, uma das personalidades de Kevin expressa arrependimento por ter sequestrado Casey e até mesmo a Besta admite que não gostaria de existir. O que é irônico é que Kevin foi baleado enquanto não estava na forma da Besta, portanto não foi capaz se desviar da bala.

David Dunn, por sua vez, é afogado por um dos agentes da organização que procura super-heróis. Seu confronto com a Besta acaba no tanque de água do hospital, colocado lá para ser uma medida de segurança contra ele, com David lutando contra sua maior fraqueza, a água, para sobreviver.

Embora isto o leve a superar sua maior fraqueza, com David lembrando o momento em que quase morreu afogado quando era criança, tudo é desfeito quando ele é arrastado para uma poça de água profunda. Joseph Dunn (Spencer Treat Clark), seu filho, tenta parar o soldado que o está assassinando, mas é tarde demais: David é morto na poça.

O que é a organização do trevo?

Uma das grandes reviravoltas de Vidro é o fato de existir uma sociedade secreta, simbolizada pelo trevo, que existe para manter a existência de super-heróis em segredo. A Dra. Ellie Staple (Sarah Paulson) faz parte desta organização.

Os membros desta organização veem os seres super-poderosos como uma ameaça ao desenvolvimento da humanidade, portanto tentam escondê-los das pessoas. De alguma forma, o grupo existe há mais de 10 mil anos.

A organização não quer matar os super-heróis

Apesar de ter sido diretamente responsável pelas mortes de Kevin e David, a organização não quer matar os super-heróis. O objetivo, na realidade, é bastante simples.

A organização busca pacificar um mundo com super-heróis. Assim, tenta convencê-los de que seus poderes são apenas fruto de suas imaginações.

Ao sugerir que as habilidades de David, Kevin e Elijah são ilusões de grandeza de dentro para fora, a organização quer convencer os sujeitos e as pessoas que estão ao seu redor que não são mais do que pessoas comuns.

Quando suas proposições são negadas, aí sim eles partem para as armas e a força física. O que resulta na tragédia que acontece no final.

O grande plano do Sr. Vidro

A grande reviravolta de Vidro é muito parecida com a de Corpo Fechado: o Sr. Vidro estava por trás de tudo. Seu plano nunca foi liderar um ataque terrorista ao prédio mais alto da Filadélfia, mas orquestrar uma missão suicida, um verdadeiro show com câmeras para convencer o mundo de que os super-heróis são reais.

Despertado anos após uma constantemente pesada medicação, Elijah trocou seus remédios por aspirinas, desmontou a máquina de lobotomia e se aproximou da Horda para explicar seu plano de fuga. Então, aproveitando as câmeras colocadas em torno de sua cela, organizou uma verdadeira vitrine de super-heróis.

Após sua morte, enviou os vídeos para Sra. Price, Casey e Joseph, que juntos concordam em revelar para o mundo. No fim do filme, acompanhamos as gravações se tornando virais.

Vidro é uma história de origem

Enquanto fala com sua mãe em seus momentos finais, o Sr. Vidro conta que tudo o que aconteceu não foi parte de uma “edição limitada de história em quadrinhos”, mas de uma “história de origem”. Parece confuso, dado que é o encerramento de uma trilogia, mas ele está certo.

Com as gravações de Vidro sendo reveladas, a humanidade pode finalmente descobrir suas habilidades secretas. Não há mais limites, como a organização do trevo queria impor.

Trata-se da origem de um mundo que é consciente dos seus poderes. “O começo de um universo”, como diz a Sra. Price.

O futuro do universo de super-heróis de M. Night Shyamalan

Apesar de toda a matança, o final de Vidro é bastante aberto. O mundo real está ciente da existência de super-heróis, o que inevitavelmente levará a mais pessoas descobrindo suas próprias habilidades.

Por um lado, a organização do trevo certamente acabou, já que seus esforços falharam e há evidências espalhadas pela TV e pela internet sobre a existência de super-heróis. Por outro, é difícil de acreditar que estão terminados para sempre, já que estão por aí há milênios.

Em meio a tudo isto, é seguro garantir que as coisas acabaram por aqui. M. Night Shyamalan já garantiu que Vidro é o encerramento desta história, e que não pretende produzir mais nenhuma continuação.

Vidro | M. Night Shyamalan confirma fim da franquia: “Tenho outras ideias”

Em Vidro, o trio de protagonistas, que contam com poderes extraordinários, estão passando por um tratamento para serem controlados. Tudo foge do controle quando Elijah Price, personagem de Samuel L. Jackson, se junta com a Fera de James McAvoy para deixar o hospício. O único a deter essa dupla deve ser o vigilante de Bruce Willis.

O filme traz Samuel L. Jackson, Bruce Willis, James McAvoy, Anya Taylor-Joy e Sarah Paulson no elenco. A trama envolverá o personagem de Willis indo atrás do vilão de McAvoy, posteriormente os juntando com o Sr. Vidro de Jackson em um hospício.

Vidro está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.