Marvel

Netflix não precisa da Marvel - e The Umbrella Academy prova isso

O sucesso da estreia de The Umbrella Academy prova que a Netflix não precisa mais das séries da Marvel, explicando por que Demolidor, O Justiceiro e outras foram canceladas.

Pode ter sido apenas uma coincidência que The Umbrella Academy tenha sido lançada pouco antes de O Justiceiro e Jessica Jones terem sido canceladas, mas há uma aparente conexão entre os eventos. Afinal, a série é a primeira adaptação em live-action de quadrinhos da Netflix que não é inspirada em uma propriedade da Marvel.

The Umbrella Academy | Netflix Brasil anuncia a jogadora Marta como nova integrante da família de heróis; veja!

Sendo bem-sucedida, The Umbrella Academy é uma prova de que a Netflix não precisa mais das propriedades da Marvel e representa um início de uma nova era para os super-heróis no serviço de streaming.

Aqui, analisamos como o novo seriado muda as coisas para as produções originais da Netflix e suas adaptações de histórias em quadrinhos.

Por que as séries da Marvel foram canceladas

Resultado de imagem para marvel netflix

O acordo entre Marvel e Netflix foi anunciado em 2013, enquanto o MCU se provava um grande sucesso e o serviço de streaming crescia com suas produções originais.

Atualmente, ambos estão em lugares muito diferentes. Os Defensores jamais foram plenamente integrados ao MCU, com os produtores de cinema e TV da Marvel preferindo evitar grandes conexões. Apenas pequenas referências indicavam que as séries e os longas se passavam num mesmo universo.

Talvez por conta disso, as séries da Marvel em parceria com a Netflix caíram de popularidade, com a maioria perdendo cerca de metade da audiência entre suas temporadas.

Perdendo visualizações, a Netflix decidiu cancelar as séries, uma por uma, dando apenas a Jessica Jones a chance de estrear sua terceira e última temporada. Quanto a Os Defensores, dado o grande fracasso de recepção, uma segunda temporada sequer foi considerada pelo serviço de streaming, então nem chegou a acontecer um anúncio oficial de cancelamento, embora produtores tenham declarado que “não havia planos” para dar sequência ao programa.

Não há mais Marvel e Netflix. Mas isto não quer dizer que o serviço de streaming não terá mais uma programação focada em super-heróis.

Há outras séries de super-heróis chegando

Resultado de imagem para millarworld

The Umbrella Academy é apenas um dos novos programas de super-heróis que a Netflix está desenvolvendo.

O serviço de streaming também está investindo em produções originais baseadas nas propriedades da editora do quadrinista Mark Millar. São duas séries e três filmes sendo trabalhados até o momento.

Se The Umbrella Academy for renovada, o que é muito provável, é seguro afirmar que o catálogo da Netflix não ficará carente de super-heróis, sem falar nas outras séries que não são produções originais, como Arrow, Supergirl e The Flash.

The Umbrella Academy não é da Marvel, mas foi bem-sucedida

Resultado de imagem para the umbrella academy

Como se sabe, a Netflix quase nunca revela seus dados de audiência oficialmente, então ainda não dá para dizer se The Umbrella Academy foi um sucesso explosivo ou uma decepção. Dadas as reações nas redes sociais, a primeira opção é a mais provável.

As críticas foram geralmente favoráveis à série. Muitos fãs das histórias em quadrinhos até afirmam que o programa é melhor que sua fonte de inspiração.

O que também é interessante é que The Umbrella Academy foi de longe a série mais comentada nas redes sociais nos últimos dias, apesar de a Netflix não ter feito nenhuma grande campanha de divulgação, como costumava fazer com as séries da Marvel.

A Netflix não precisa mais de uma grande marca

Resultado de imagem para the umbrella academy

Quando a Netflix e a Marvel firmaram seu acordo, o serviço de streaming estava à procura de uma identidade. Produções originais não eram muito frequentes para a Netflix. Agora, a estratégia mudou: toneladas de novos títulos originais são adicionados a cada semana.

A Marvel foi útil na construção da identidade da Netflix por algum tempo. A maioria de suas séries foi elogiada e rendeu muitas visualizações, mas enquanto sua audiência começou a cair, a Netflix emplacou sucessos com propriedades desconhecidas ou completamente originais.

Em outras palavras, o serviço de streaming conquistou a confiança de seus assinantes. As pessoas não precisam mais de uma marca ou de uma grande estrela para assistir a uma produção original da Netflix.

Desta forma, enquanto as séries da Marvel podem continuar no Disney + e no Hulu, a Netflix é mais do que capaz de continuar fazendo sucesso com propriedades com as quais as pessoas ainda não estão familiarizadas.

The Umbrella Academy | Elenco revela quais superpoderes gostariam de ter na vida real

Na trama, um grupo de jovens superpoderosos, que passaram a infância juntos, mas se separaram com o tempo, volta a se reunir para investigar a morte do patriarca.

Ellen Page (Juno), John Magaro (Orange is the New Black), Mary J. Blige (Mudbound), Cameron Britton (Mindhunter), Colm Feore (House of Cards), Adam Godley (Breaking Bad), Ashley Madekwe (Revenge) e Tom Hopper (Game of Thrones) estão no elenco.

The Umbrella Academy está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.