Streaming

E agora Marvel? Como pode ser o futuro do MCU após Vingadores: Ultimato

 SPOILERS!

Vingadores: Ultimato chegou e, assim como se título original promete, realmente trouxe um fim ao jogo. Não que isso signifique o fim do Universo Cinematográfico da Marvel Studios, afinal a brincadeira pode estar só começando, considerando que os personagens da FOX em breve poderão se juntar à franquia mais poderosa da atualidade. E não só isso, o filme dos irmãos Anthony e Joe Russo oferece pistas interessantes para o futuro do MCU.

Vamos começar com a resolução de um debate que se firmava há anos: o novo Capitão América. Como vimos em Ultimato, Steve Rogers voltou no tempo para ter uma vida normal ao lado de sua amada Peggy Carter, e aparece no presente já como um idoso, e resolve passar o manto do herói à frente. Muitos imaginavam que o Bucky Barnes de Sebastian Stan acabaria com essa honra, mas acabou sendo o Sam Wilson de Anthony Mackie. Tanto Bucky quanto Sam já usaram o título do Capitão América nos quadrinhos, mas é o antigo Falcão quem recebeu o escudo poderoso de Steve Rogers, prometendo carregar a identidade do Capitão nos cinemas pelos próximos anos.

Por que Sam e não Bucky? Eu imagino os executivos da Disney achando no mínimo problemático que o novo rosto do símbolo da justiça e liberdade seja um personagem responsável pela morte de centenas de pessoas. Claro, Bucky não foi responsável por suas ações como Soldado Invernal, mas é de se imaginar o que Alan Horn pode ter pensado. Outro fator é a representatividade, cada vez mais presente no MCU, e que se mostrará mais ativa após o sucesso de Pantera Negra – faz sentido que o novo líder dos Vingadores seja um homem negro, e Mackie é um ator carismático, já tendo mais experiência em papéis protagonistas do que Sebastian Stan.

O Capitão terá seu legado carregado, mas e quanto a Tony Stark? O eterno Homem de Ferro morreu para salvar os heróis, mas há possibilidades de se manter o trabalho do Vingador Dourado vivo. Durante a cena do funeral, vemos o Harley Keener de Ty Simpkins crescido e prestando homenagens, talvez sugerindo uma participação do ator no futuro. Além da própria Pepper Potts como Resgate, uma opção interessante é a Coração de Ferro, uma garota mais jovem que assumiu o manto do heróis nos quadrinhos.

Já a situação da Viúva Negra é peculiar. A personagem de Scarlett Johansson morreu em Ultimato para que os heróis pudessem pegar a Joia da Alma, mas um filme solo da espiã foi confirmado – provavelmente para 2020. Dada sua morte no filme, agora está mais do que evidente que Viúva Negra será um prelúdio, e deve ser interessante observar como a Marvel seguirá caso o filme seja um sucesso. Uma nova trilogia de filmes com uma personagem já morta na cronologia oficial? Interessante.

Por falar em heroínas da equipe, a ideia de se fazer um filme de “Vingadoras” se tornou realidade em um dos momentos mais icônicos de Ultimato. Vemos Capitã Marvel, Feiticeira Escarlate, Shuri, Okoye, Resgate, Gamora, Nebulosa, Mantis, Valquíria e Vespa se unindo para tentar proteger a Manopla do Infinito. É uma cena que diz muito, e que sugere que talvez vejamos um filme das principais heroínas da Marvel em algum ponto – basta observar o sucesso financeiro de Capitã Marvel.

Thor foi o único dos Vingadores clássicos que ficou “dentro do jogo” no desfecho de Vingadores: Ultimato. Ainda gordo, mas inspirado, o Deus do Trovão passou o reinado de Nova Asgard para a Valquíria, e acabou indo junto com os Guardiões da Galáxia – até usando o trocadilho de Asgardianos da Galáxia. Isso indica que Thor estará no terceiro filme dos anti-heróis espaciais? Seria uma boa possibilidade para James Gunn explorar, além de Ultimato dar a dica de que Peter Quill irá atrás da Gamora de 2014, que ficou perdida no futuro após o confronto com Thanos.

Mas é tudo sobre o sangue novo. O MCU vai se reinventar e seguir em frente com seus novos heróis, com Pantera Negra, Capitã Marvel e, possivelmente, o Doutor Estranho assumindo a liderança das próximas fases. O Homem-Aranha ainda segue em suas aventuras, com Longe de Casa chegando logo mais, além do anúncio de novos heróis: os Eternos, Shang-Chi e outros personagens dos quadrinhos ganharão as telas em breve.

Vingadores: Ultimato pode ter encerrado a Saga do Infinito na Marvel Studios, mas a grande verdade é que, do jeito que as coisas andam, Kevin Feige está regendo uma narrativa infinita. E o melhor pode estar ainda por vir.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.