Streaming

Explicamos o final de Vingadores: Ultimato

SPOILERS DO TAMANHO DO HOMEM-FORMIGA GIGANTE!

Cubram os ouvidos. Aproximem-se. Vingadores: Ultimato finalmente está entre nós, tocando sem parar em incontáveis salas de cinema ao redor do mundo, e é chegada a hora de falarmos sobre spoilers. Então, naturalmente, quem não assistiu ao filme ainda deve ficar longe, ou se você e está morrendo de antecipação para saber o que acontece durante o final do longa mais grandioso da Marvel Studios… Permaneça por aqui e avante.

Como ficou confirmado assistindo Ultimato, o filme de fato usa viagem no tempo em sua premissa. Os Vingadores precisam reunir-se para viajar no tempo através do Reino Quântico, visitando pontos específicos da narrativa do MCU para recuperar as Joias do Infinito antes de Thanos. De posse das Joias, Tony Stark então constrói uma manopla robótica que lhes permita fazer um novo estalo, mas não como o de Thanos. Se o vilão desintegrou metade da vida no universo na ação em Guerra Infinita, agora os heróis aparentemente podem concretizar qualquer desejo, e a usarão para trazer de volta todos os desintegrados – e para o futuro, já que a trama engata 5 anos após os eventos do anterior.

Porém, o custo de se usar a manopla é altíssimo. Apenas um ser poderoso pode utilizá-la e sair com vida, como foi o caso de Thanos em Guerra Infinita. Ainda que Thor insista em fazê-lo, seu desequilíbrio psicológico (e físico) o impedem, deixando a tarefa agora para Hulk. Mais inteligente e ainda poderoso, a radiação gama em Bruce Banner permite que o verdão faça o estalo, trazendo toda a vida dizimada de volta para o futuro (ba dum tss), mas também deixando-o bem afetado.

O problema, claro, é Thanos. Ainda que o Titã Louco tenha sido decapitado por Thor logo no começo do filme, antes do salto de 5 anos, ainda temos o vilão dando dor de cabeça para os heróis no clímax de Vingadores: Ultimato. Isso porque, durante a viagem no tempo de Nebulosa e Máquina de Combate para recuperar a Joia do Poder em 2014, algo inesperado acontece. As memórias da Nebulosa do futuro misturam-se com as da do passado, e o Thanos daquela linha temporal acaba aprendendo todo o plano dos Vingadores, além de receber a confirmação de que seria bem sucedido em sua cruzada para exterminar metade do universo. Ele parte para tentar detê-los, usando a Nebulosa de 2014 para se infiltrar entre os heróis, e possibilitando que ela trace um caminho para que Thanos e sua armada retornem para o futuro, onde ele tenta tomar a Manopla para si.

No meio da grande batalha final, onde Thanos enfrenta literalmente todos os Vingadores, agora em grande escala por terem retornado à existência, a Manopla é disputada. O grande sacrifício fica com Tony Stark, que coloca as joias em sua própria armadura, e realiza um estalo para acabar com Thanos e todo o seu exército. Como o poder da Manopla é gigantesco, isso acaba lhe custando a vida. Nenhum mortal pode carregar tanto poder na palma de uma mão, e Stark abraça seu destino quando o Doutor Estranho lhe aponta que essa era a única chance; o futuro determinado entre 14 milhões de possibilidades que ele havia visto em Guerra Infinita.

Mas as despedidas de Vingadores: Ultimato não acabam por aí. De forma a garantir o equilíbrio da existência e o tempo continuum, o Capitão América é enviado de volta para devolver as Joias do Infinito às suas respectivas linhas temporais. Dessa forma, elas não prejudicarão outras realidades e não alterarão o rumo da História. O Capitão faz exatamente isso, mas ele não retorna para o futuro, como deveria. Logo após sua partida, Sam e Bucky encontram um Steve Rogers envelhecido, que revela ter voltado para a década de 40 onde se reuniu com sua amada Peggy Carter, e ficou vivo todos esses anos até finalmente envelhecer. 

E como o mundo não pode ficar sem um Capitão América, Steve Rogers escolhe Sam Wilson, o Falcão, para assumir o manto. Ele o presenteia com seu icônico escudo de vibranium, algo que também agrada Bucky Barnes, que olha com orgulho para os dois. Dessa forma, Vingadores: Ultimato não matou o Capitão América, mas o aposentou com delicadeza e elegância, e até oferece a possibilidade de Chris Evans voltar ao MCU – caso uma nova viagem no tempo aconteça.

O elenco confirmado de Vingadores: Ultimato inclui Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Paul Rudd, Don Cheadle, Tessa Thompson, Bradley Cooper, Brie Larson, Karen Gillan, Josh Brolin, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Tessa Thompson.

Anthony e Joe Russo (Vingadores: Guerra Infinita) retornam para a direção.

Com 3 horas e 1 minuto de duração, Vingadores: Ultimato será o filme mais longo da história da Marvel Studios.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.