Streaming

Por que fãs de Vingadores: Ultimato e Game of Thrones tratam spoilers de forma diferente

Spoilers geram uma grande discussão, independente da obra. Existem aqueles que gostam de saber de detalhes das obras antes do lançamento oficial e existem aqueles que querem ter uma experiência limpa e isenta.

Pensando nisso, o CBR fez um artigo que discute a diferença da relação com spoilers entre os fãs das duas maiores obras da cultura pop em 2019, a série Game of Thrones e o filme Vingadores: Ultimato.

Confira a seguir:

TV versus Cinema

Resultado de imagem para game of thrones season 8A maneira diferente em que consumimos filmes e séries acaba mudando nossa relação com os spoilers. Fãs de Game of Thrones geralmente tem a oportunidade de assistir os episódios ao vivo junto com o mundo todo. É uma experiência diferente de entrar em uma sala de cinema para assistir Vingadores: Ultimato por três horas, sem contato com o mundo exterior.

Em Game of Thrones, enquanto os eventos da série vão acontecendo, as pessoas estão no conforto de suas casas comentando o episódio nas redes sociais. É inevitável que isso aconteça e é inevitável que no meio do caminho as pessoas acabem recebendo spoilers indesejados.

Já no caso de Vingadores: Ultimato, como as pessoas não tem o hábito (e nem deveriam) de comentar o filme enquanto o assistem no cinema, a relação com spoilers acaba sendo diferente. As pessoas tendem a tomar mais cuidado na hora de divulgar detalhes da trama nas redes sociais porque sabem que as pessoas estão vendo o filme em tempos e momentos diferentes.

Campanhas de Marketing

Resultado de imagem para avengers endgAMEOutro fator fundamental na relação entre o público e os spoilers é a preocupação das empresas donas das obras. Neste exemplo que estamos tratando, essa relação tem se mostrado bem diferente. Enquanto a Marvel tenta evitar que fãs divulgem spoilers de Vingadores: Ultimato a todo custo, a HBO não parece se preocupar tanto com spoilers de Game of Thrones.

Diversas medidas anti-spoiler fizeram parte da campanha de marketing de Vingadores: Ultimato, desde declarações de atores até uma carta aberta dos Irmãos Russo, diretores do filme, repudiando a prática.

No caso de Game of Thrones, a HBO parece focar muito mais em incetivar que os fãs assistam a série ao vivo do que em diminuir a divulgação de spoilers dos episódios.

No fim das contas, é inevitável que spoilers vazem e que pessoas fiquem ofendidas com isso. O jeito é assistir tudo o mais rápido possível ou aceitar que um detalhe ou outro da trama pode acabar vazando e mudando a sua experiência.

A temporada final de Game of Thrones está em exibição na HBO. Os episódios são disponibilizados no Brasil pela emissora e pelo serviço HBO GO simultaneamente à exibição nos Estados Unidos.

Além da oitava e última temporada, a HBO já está planejando a produção de série derivadas de Game of Thrones, uma delas estrelada por Naomi Watts, ainda sem data de estreia.

Vingadores: Ultimato segue em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.