Streaming

Robert Downey Jr é a melhor chance de Vingadores: Ultimato ganhar um Oscar

Vingadores: Ultimato é um dos filmes mais bem sucedidos de todos os tempos, tanto financeiramente quanto na crítica especializada. Mesmo assim, a Marvel certamente quer ainda mais para seu maior sucesso.

Uma das maneiras de se validar um filme é obter uma vitória no Oscar, a maior premiação do cinema. Se Vingadores: Ultimato tem alguma chance de ganhar um Oscar, essa chance está em seu astro Robert Downey Jr.

Neste artigo vamos discutir a trajetória de Robert Downey Jr como ator e suas chances em conquistar um Oscar por Vingadores: Ultimato.

O Homem de Ferro

O papel de Robert Downey Jr como Homem de Ferro não mudou apenas a história da Marvel e do cinema, mas foi também uma virada importantíssima na carreira do ator. Robert Downey Jr passou por diversos problemas pessoais, que envolveram separações amorosas conturbadas e é claro, seu vício em drogas. Sua trajetória no MCU desde o Homem de Ferro, de 2008, até Vingadores: Ultimato de 2019, traça um paralelo interessante entre uma das franquias mais lucrativas dos cinemas e a volta por cima de um ator talentoso, que largou seus vícios e alavancou sua vida pessoal e profissional para um caminho de sucesso.

Robert Downey Jr foi a escolha perfeita para viver Tony Stark, que é o bilionário, narcisista e herói mais circunstancial de todos os tempos. A trajetória de evolução do personagem, que vai de um homem egoísta e arrogante para uma das pessoas mais altruístas do mundo em Vingadores: Ultimato é bem impressionante e por si só já merece reconhecimento.

Quais são as chances de Downey Jr?

Robert Downey Jr não é um novato no Oscar. A Academia já o indicou para a premiação duas vezes pelos filmes Trovão Tropical (2008) e Chaplin (1992). Mesmo não tendo ganhado em nenhuma das duas vezes, o ator pode ser finalmente reconhecido por sua atuação como Tony Stark, que já dura há 11 anos. É bem comum para o Oscar premiar pessoas pelo conjunto da obra (Leonardo DiCaprio é um exemplo disso) e Vingadores: Ultimato é a culminação de toda a jornada de Robert Downey Jr como Tony Stark, o que talvez fortaleça ainda mais essa ideia de premiar o ator pelo conjunto da obra.

Outro fator que contribui para as chances de Robert Downey Jr vencer um Oscar por Vingadores: Ultimato é o fato do Oscar estar mais aberto para filmes de super-herói. Com o sucesso de Pantera Negra, que recebeu a inédita indicação de Melhor Filme no Oscar no ano passado, o caminho parece estar um pouco mais fácil para o herói mais carismático da Marvel.

Resta saber se a atuação de Robert Downey Jr será o suficiente para vencer seus concorrentes, mas ao menos uma indicação já seria merecida para o ator e para Vingadores: Ultimato, um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

Vingadores: Ultimato segue em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.