Streaming

A Anciã estava errada em Vingadores: Ultimato

Dizer que os conceitos de viagem no tempo de Vingadores: Ultimato são complicados é um eufemismo. Por mais que pareçam simples e partam de uma teoria menos comprometedora do que a de passado alterar o futuro, o filme da Marvel Studios acabou trazendo incongruências e diversas quebras em suas regras.

Parar reverter as ações destrutivas de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, os heróis usam o Reino Quântico e partículas Pym para viajar no tempo e recuperar todas as Joias do Infinito. De posse dos artefatos e de uma nova manopla, o grupo será capaz de produzir um novo estalo e trazer todos os dizimados de volta à existência – e de acordo com o Professor Hulk, essa ação não altera em nada o passado, já que a teoria discorda daquela vista em obras como De Volta para o Futuro, O Efeito Borboleta e O Exterminador do Futuro. Em outras palavras nada de Teoria do Caos no MCU.

Ao chegar na Nova York de 2012, o Hulk tem um encontro com a Anciã, personagem de Tilda Swinton que protege a Joia do Tempo no Sanctum da cidade. Ela instrui Bruce Banner sobre a necessidade do universo se manter alinhado, e que a remoção de uma Joia do Infinito de sua realidade provocaria um desequilíbrio cósmico irreparável – o que leva Banner a propor que ele traga a Joia de volta logo após seu uso, algo que fica implícito que o Capitão América faz no final de Vingadores: Ultimato.

A questão do Doutor Estranho

A relutância da Anciã em entregar a Joia do Tempo é o que torna a situação complicada. É apenas quando Banner revela que o Doutor Estranho entregou a Joia conscientemente para Thanos em Vingadores: Guerra Infinita que a Anciã concorda em ajudá-lo. Poderíamos até imaginar que um ser tão poderoso quanto a Maga Suprema fosse capaz de visualizar essa questão facilmente, mas há uma explicação simples para isso.

A Anciã pode ver o futuro e o passado, mas com uma limitação. Ela é incapaz de enxergar qualquer coisa após sua morte, como estabelecido pela própria personagem em um dos diálogos mais relevantes de Doutor Estranho. Não havia como ela saber do ataque de Thanos ou da dizimação provocada por seu estalo nos eventos de Vingadores: Guerra Infinita.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.