Streaming

Game of Thrones tem alguma chance no Emmy 2019?

É aquela hora do ano novamente. Os estúdios e emissoras começam a inscrever suas séries para a premiação do Emmy, a mais importante e prestigiada da televisão, e claro que a HBO não deixaria a badalada Game of Thrones de fora. Mesmo tendo sua temporada mais fraca e um final que dividiu opiniões de forma radical, a série de fantasia ainda está sendo inscrita para os prêmios, e anúncios de For Your Consideration (o famoso “Para Sua Consideração”) começam a pipocar na imprensa americana – lembrando os votantes do peso da série.

Afinal, Game of Thrones não é novata em premiações. As duas últimas temporadas da série faturaram o prêmio máximo de Melhor Série Dramática no Emmy, mesmo com o resultado nesses anos em especial terem sido inferiores à média da série – que teve todas as temporadas, sem exceção, indicadas ao Emmy ao longo da última década. Isso sem mencionar todas as categorias técnicas, onde Game of Thrones sempre se destacou com muito mérito, e o mesmo deve se repetir para este ano, independente da qualidade narrativa da série.

As escolhas da HBO

Para a edição de 2019, a HBO surpreendeu com as escolhas que fez na hora de enviar seus episódios selecionados; para quem não sabe, uma emissora não envia a série inteira para consideração dos votantes, escolhendo episódios determinados para concorrer à determinadas categorias. Neste ano, a HBO enviou “The Iron Throne”, episódio final da série, para Melhor Roteiro e Direção, enquanto “The Long Night” e “The Last of the Starks” foram inscritos para concorrer a Melhor Direção. É curioso pois a única inscrição para Roteiro foi para o episódio mais controverso, e que sinceramente não conta com um grande roteiro (essa categoria seria bem melhor representada com “A Knight of the Seven Kingdom”), ao passo em que o criticado episódio da Batalha de Winterfell, que é mal fotografado, foi a aposta para direção – deixando o tecnicamente impecável “The Bells” de fora.

Para a categoria de elenco, Game of Thrones também deve se garantir, já que os atores e atrizes da série sempre trazem boas performances. Neste ano, a HBO inscreveu Emilia Clarke, Kit Harington, Peter Dinklage, Lena Headey, Nikolaj Coster-Waldau, Maisie Williams e Sophie Turner para as categorias principais de atuação. Além disso, Gwendoline Christie (que interpreta Brienne), Pilou Asbaek (Euron Greyjoy), Alfie Allen (Theon Greyjoy) e Richard Dormer (Beric Dondarrion) também se juntam aos selecionados, assim como Carice Van Houten para a categoria de Atriz Convidada.

Dessa lista de atores, acredito que Emilia Clarke e Peter Dinklage são as apostas mais seguras. Clarke por ter que segurar nas costas todo o desenvolvimento apressado e alterado de Daenerys Targaryen, e Dinklage (um campeão quando se trata de Emmys para o elenco) por toda a carga dramática que teve nesses episódios finais, especialmente na arrasadora cena das ruinas em “The Iron Throne”. Maisie Williams também pode ganhar hype graças ao crescimento de Arya Stark, e pessoalmente espero que Gwendoline Christie seja lembrada por seu formidável desempenho como Brienne de Tarth, que teve grandes cenas nesta temporada.

A vantagem da temporada final

Se Game of Thrones fosse qualquer outra série, certamente não estaria nem em consideração para prêmios após uma temporada irregular. Mas mais do que ser a série mais popular dos últimos tempos, Game of Thrones também é a série mais popular dos últimos tempos em sua temporada final, e o Emmy costuma dar uma colher de chá para encerramentos – com as últimas 2 temporadas de Breaking Bad levando o ouro, por exemplo.

A HBO também deve gastar uma bela grana em marketing e divulgação, que deve pesar a mão em formas de honrar o legado da série como um todo. Não que eu esteja entrando nessa discussão agora, mas até mesmo o polêmico final de Lost garantiu inúmeras indicações ao Emmy – ainda que não tenha ganhado nenhuma delas.

Dessa forma, acho que Game of Thrones definitivamente será indicada a diversas categorias centrais do Emmy. Não acho nada impossível também que a HBO saia vitoriosa nas categorias principais, já que não há uma grande competição este ano, e a Academia da TV pode optar por querer celebrar a série como um todo, mesmo com o final irregular.

As indicações para o Emmy 2019 serão anunciadas em 12 de julho.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.