A Netflix continua mudando a forma como as pessoas consomem programas de televisão, mesmo depois de uma série ter sido cancelada. Enquanto o valor de uma série costumava ser parcialmente determinado pela longevidade, com seis temporadas sendo considerado o melhor padrão para garantir a possibilidade de distribuição, a Netflix mudou as regras e frequentemente cancela produções após a segunda ou terceira temporada se não entregarem os resultados desejados.

A Netflix cancelou todas as séries da Marvel depois de duas ou três temporadas. Outros cancelamentos incluem Friends From College, American Vandal, Love, Bloodline, Hemlock Grove, The Good Cop e Santa Clarita Diet. Existem diversas petições para que algumas dessas séries retornem, mas até agora o serviço de streaming não demonstrou interesse.

Como é decidido quais programas serão mantidos e quais serão cancelados é um mistério. A estratégia da Netflix é maior do que qualquer série de TV, então há vários motivos e considerações de algoritmo sempre que um cancelamento muito temido acontece.


Menos é mais

Resultado de imagem para marvel netflix

A Netflix é movida por assinantes e retenção de audiências, o que se traduz em horas de conteúdo assistido. E, embora mais temporadas signifiquem mais episódios a serem consumidos, as séries de maior duração sempre perdem audiência. O misterioso algoritmo da Netflix mostra que um fluxo constante de novos lançamentos melhor se adapta ao seu objetivo, o que significa que manter os programas em exibição por mais tempo nem sempre é bom.

Além disso, há custo. Produzir séries é caro e os contratos ficam tipicamente mais caros depois de algumas temporadas. Às vezes, milhões de dólares são pagos em bônus para séries especialmente bem-sucedidas, um gasto que não se aplica a alguns programas que não estão funcionando tão bem quanto poderiam.

De fato, a forma como a Netflix compra as séries antecipadamente é antitética ao método clássico, quando os estúdios poderiam obter lucros inesperados com direitos de distribuição e vendas internacionais por um programa de sucesso. Isso torna uma série mais longa menos importante do que no passado.

Um método misterioso

Resultado de imagem para santa clarita diet netflix

Isso pode deixar os fãs frustrados quando uma série que amam é cancelada depois de algumas temporadas, especialmente porque a Netflix se recusa a discutir audiência para dar uma sensação de popularidade. No entanto, os espectadores normalmente não ficam zangados o suficiente para abandonar a plataforma de streaming, porque há sempre algo novo para assistir na Netflix, provando o ponto de vista da empresa.

Não apenas a recusa da Netflix em revelar números de audiência dificulta a compreensão de sua postura, como também não deixa claro o que seria necessário para salvar um programa. Como a Netflix se preocupa principalmente em trazer novos assinantes e mantê-los, os fãs precisam abandonar a Netflix em massa para protestar contra o cancelamento de um único programa?

Talvez a Netflix considere salvar uma série se receber indicações ao Emmy ou ao Globo de Ouro. O que se sabe é que não está exatamente claro como funciona o sucesso da equipe Netflix e como decidem dar uma segunda chance à sua amada série.