Streaming

Como O Rei Leão superou os efeitos de Avatar

O Rei Leão, novo remake da Disney, está fazendo muito sucesso e quebrando diversos recordes – apesar das críticas de alguns fãs. Um dos aspectos mais elogiados do filme são seus efeitos visuais, que para muitos, são tão inovadores quanto os que Avatar, de James Cameron, apresentou em 2009.

Em um artigo, o ScreenRant listou as diferenças e semelhanças entre os efeitos visuais de Avatar e O Rei Leão.

Um mundo quase real

De fato, Avatar influenciou bastante na maneira em que os efeitos visuais de O Rei Leão foram concebidos. Em entrevista ao ScreenRant, Ben Grossmann, supervisor de produção visual da Disney, explicou como Avatar revolucionou os efeitos visuais do cinema – e O Rei Leão deu um passo à frente.

“Avatar resolveu o seguinte problema: Como você grava um filme que está sendo criado com computação gráfica em uma máquina? Bom, eles colocaram a computação gráfica dentro do monitor do diretor de fotografia, assim, ele poderia utilizar equipamentos mais tradicionais para ver o que está acontecendo no filme”, explicou Ben Grossmann.

No caso de O Rei Leão, a tecnologia foi ainda mais à frente, “O que fazemos aqui é colocar os cineastas dentro do mesmo monitor. Agora, eles podem colocar um óculos de realidade virtual e aparecer na Africa, ou no Empire State Building, ou na superfície da Lua, eles podem andar por lá e sentir o processo da construção do filme por meio de todo o equipamento, como se eles realmente estivessem lá”, explicou Grossmann.

Além disso, O Rei Leão aplica esses conceitos não só para a construção de objetos e lugares, mas também para a criação de personagens, que alia tudo isso à utilização de Inteligência Artificial. Os movimentos dos personagens – como Simba, Timão e Pumba – todos foram criados por meio de Inteligência Artificial, baseados é claro, na mente do diretor Jon Favreau.

Com isso, O Rei Leão é um avanço no que Avatar já havia estabelecido. Agora, além de um mundo todo criado com Realidade Virtual, a Inteligência Artificial também é uma ferramente utilizada para dar vida à esse mundo, construindo leões que são o mais próximo da realidade – dentro do possível.

O Rei Leão está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.