Streaming

De Volta Para o Futuro 4 algum dia será feito?

Em uma era onde Hollywood está cada vez mais resgatando pérolas dos anos 80 como Caça-Fantasmas, Adivinhe Quem Está Falando, Querida Encolhi as Crianças, Indiana Jones, Poltergeist e até literalmente produzindo séries de TV baseadas nessa nostalgia (você mesmo, Stranger Things), é um milagre que De Volta para o Futuro tenha permanecido intocado por tanto tempo.

A trilogia de Robert Zemeckis foi lançada em 1985, trazendo Michael J. Fox e Christopher Lloyd como a dupla icônica de Marty McFly, um adolescente enviado de volta no tempo, e Doc Emmet Brown, um cientista excêntrico que inventa uma máquina do tempo em um DeLorean. Os três filmes foram dirigidos e co-escritos por Robert Zemeckis, que sempre descartou a possibilidade de um quarto filme da história.

E isso é crucial, já que os direitos autorais de De Volta para o Futuro não estão só com a Universal Pictures, mas com o próprio Zemeckis. O próprio afirmou que ele só libera esses direitos após a sua morte, e não quer qualquer tipo de continuação para a história. A única condição seria se todo o elenco principal voltasse, mas há um motivo muito delicado que impede isso.

Como foi bem noticiado, o astro Michael J. Fox foi diagnosticado com o Mal de Parkinson em 1992, e se aposentou das telas desde então. Infelizmente, a condição de Fox o impede de retornar como Marty McFly, mesmo que Christopher Lloyd já tenha expressado seu desejo de retornar diversas vezes – mas ele também quer toda a equipe de volta. Mais recentemente, Lloyd afirmou que gostaria de uma trama em que a mudança climática fosse um tema relevante, trazendo alguma lição para gerações futuras no roteiro.

Remake?

É uma palavra difícil de aceitar, mas parece que um remake ou reboot da franquia é mais provável do que De Volta para o Futuro 4. Por mais que Zemeckis lute pelos direitos e barre continuações, mais cedo ou mais tarde essa ideia vai circular pelos corredores da Universal. Se até um clássico monumental como Ben-Hur ganhou uma versão com o diretor de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, qual a garantia de que De Volta para o Futuro está a salvo?

Com exceção da trilogia, a única presença de De Volta para o Futuro nos cinemas recentemente foi em Jogador Número 1, de Steven Spielberg, que trouxe o DeLorean como o veículo de seu protagonista. Mas isso também ocorreu porque Spielberg é produtor da franquia de Zemeckis, e deve ter facilitado a presença do carro – até considerando que Jogador foi produzido pela Warner Bros. Em algum computador, já temos o modelo CGI renderizado da icônica máquina do tempo…

Até o momento, De Volta para o Futuro 4 não foi oficialmente anunciado. E pode apostar que isso não vai acontecer tão cedo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.