Stranger Things é uma série que precisa, mas se recusa a mudar. Depois de duas primeiras temporadas bem inovadoras, Stranger Things 3 chega, vai embora, e deixa as coisas mais ou menos no mesmo lugar.

Em um artigo, o ScreenRant discutiu o grande problema de Stranger Things 3: A falta de mudanças.

Os personagens não foram desenvolvidos

A primeira temporada de Stranger Things estabeleceu os personagens e suas relações. A segunda expandiu isso, mas o que a terceira fez? Com exceção da amizade de Eleven e Max e da introdução de Robin, as relações entre os personagens pouco mudaram durante a nova temporada.


Até o término de Eleven e Mike, que poderia ter sido mais explorado, acabou durando pouco. No fim das contas, as relações interpessoais entre os personagens de Stranger Things continuam sendo as mesmas no final da 3ª temporada, tendo como única mudança a ausência de Hopper.

Stranger Things

A mesma estrutura narrativa

O ponto mais frustrante de Stranger Things 3 é a repetição da fórmula das temporadas anteriores. É sempre assim: Um inimigo aparece, todos acham que tudo vai dar errado, Eleven aparece e salva o dia e é claro, alguém morre.

Infelizmente, a terceira temporada segue essa estrutura – assim como as outras – o que é bem pobre narrativamente para uma série que quer se diferenciar das outras e fazer história. Agora que Eleven perdeu seus poderes, esperamos que Stranger Things 4 mude de formato e que coisas diferentes aconteçam.

Stranger Things 3 desfaz as mudanças da 2ª temporada

A 2ª temporada de Stranger Things foi muito controversa, especialmente quando falamos do episódio ‘The Lost Sister’ que conta a história de Kali, a irmã de Eleven. Muitos fãs não gostaram de Kali – e consequentemente do episódio – muito por conta do fato da personagem ser completamente diferente de Eleven, que é simpática e gentil.

De qualquer forma, ignorar isso na terceira temporada foi um erro dos Irmãos Duffer. Stranger Things 3 não só ignora os outros irmãos e irmãs de Eleven, mas também não aprofunda nenhuma das tramas iniciadas na 2ª temporada.

O final de Stranger Things 3 não muda nada

Sim, os Byers se mudaram e Hopper está morto, mas será mesmo que essas duas coisas serão mantidas? Stranger Things 4 não deve manter nada do final da 3ª temporada. É inconcebível imaginar que Eleven, Will, Jonathan e Joyce não retornarão para Hawkins em algúm momento.

Além disso, a cena pós-créditos do último episódio de Stranger Things 3 sugere que Hopper está vivo em uma prisão russa, na qual ele tem o apelido de “americano”. Mesmo se o “americano” acabar sendo outra pessoa, é bem provável que Hopper tenha entrado no Mundo Invertido – e portanto sobrevivido. No fim, o status quo de Stranger Things não mudou e a série deve retornar para o mesmo lugar na próxima temporada, o que é uma pena.

Todas as três temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.