Streaming

Homem-Aranha: Longe de Casa timidamente introduz próximo Vingadores

Homem-Aranha: Longe de Casa marca o fim da Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel, amarrando várias das pontas soltas deixadas por Vingadores: Ultimato. Apesar disso, o filme do Cabeça de Teia ainda deixa alguns indícios do futuro do MCU.

Fora as ramificações do que a cena do meio dos créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa deixa para o futuro de Peter Parker, a segunda cena pós-créditos é que pode nos trazer a tímida introdução dos próximos grandes eventos do MCU, que podem resultar na formação de uma nova equipe dos Vingadores.

A cena, por sinal, não vem ‘do nada’, ela continua, em termos, o diálogo de Nick Fury e Maria Hill sobre agentes adormecidos kree, que acontece mais cedo em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Quando Capitã Marvel foi lançado em março, os fãs da Marvel criaram mil teorias sobre como a famosa saga Invasão Secreta, de Brian Michael Bendis e Leinil Francis Yu, poderia ser adaptada para os cinemas. Mas o filme destruiu muitas dessas teorias ao retratar os skrulls como vítimas dos kree, o que é bem diferente dos quadrinhos, claro. De fato, parece que o MCU guarda algo muito diferente para os fãs.

Invasão Secreta

A cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa revela que as versões de Nick Fury e Maria Hill que vimos ajudando Peter Parker no filme, na verdade são os skrulls Talos e sua esposa, Soren, que lutaram ao lado de Carol Danvers em Capitã Marvel.

Eles ligam para Nick Fury a fim de revelar o que aconteceu com Mysterio, que por sua vez está em uma nave skrull. Isso indica que os skrulls permanecerão aliados da Terra por um tempo, e que a invasão secreta será alterada – se é que vai acontecer. Ela será arquitetada pelos kree.

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, não mantém segredo sobre a importância da Capitã Marvel no futuro do MCU. No fim de seu filme solo, Carol Danvers promete achar uma nova casa para os skrulls e acaba a guerra kree-skrull ao enfrentar a Inteligência Suprema.

Quando encontramos Danvers 23 anos mais tarde em Vingadores: Ultimato, não há menção de krees ou skrulls, mas sabemos que ela luta suas próprias batalhas em outros planetas. Mas se os kree se infiltraram na Terra de 2023 (quando se passa Homem-Aranha: Longe de Casa), algo a preveniu de acabar com as táticas de guerra kree. Com Ronan e Korath tendo morrido em Guardiões da Galáxia, fica a dúvida de quem estaria liderando as forças invasoras kree.

Yon-Rogg, vivido por Jude Law em Capitã Marvel, é a escolha mais óbvia. Nos quadrinhos ele ganha habilidades similares a Carol Danvers e assume o manto do Magnitron. Já sobre como os kree conseguiram invadir a Terra só nos resta teorizar.

Os diferentes kree

Vale lembrar que os kree são compostos de duas raças: os kree azuis e os kree rosa. Os azuis são parte da linhagem original kree, mas há menos deles. Os kree rosados, alguns dos quais são iguais aos humanos, são resultado de procriação dos kree com outras raças, permitindo que a raça kree evolua.

Apesar dos kree rosados serem mais fortes que os azuis, eles são vistos como inferiores e já foram escravizados. Mesmo fora desses campo de concentração, os kree rosados enfrentam racismo por parte dos azuis. Mas há outra grande vantagem aos rosados: o fato de serem idênticos aos humanos, o que permitira que eles se infiltrassem na Terra, fortalecendo a ideia de uma Invasão Secreta no MCU.

Obviamente, eles não seriam capazes de tomar o lugar de heróis ou outras personalidades, como seria o caso com os skrulls, mas se Homem-Aranha: Longe de Casa nos mostrou é que o mundo está tendo muita dificuldade para lidar com o retorno das pessoas que sumiram com o estalo de Thanos.

Dito isso, os kree infiltrados poderiam muito bem se beneficiar dessa situação, ao passo que nenhum governo ou órgão seria capaz de definir ao certo que eles não existiam antes do ‘blip’.

Passado sombrio

Vale lembrar que os kree também já apareceram e foram citados em Agents of SHIELD e Inumanos. Enquanto todos queremos esquecer da tragédia que foi a série dos Inumanos, é possível que a Marvel utilize uma adaptação de Invasão Secreta, mas com os kree como vilões, para reintroduzir os Inumanos no MCU. Afinal, eles merecem uma boa adaptação e não aquela tragédia da ABC.

Em todo caso, mesmo se não vermos uma Invasão Secreta conduzida pelos kree, certamente os veremos novamente no MCU, possivelmente como inimigos, considerando tudo o que já fizeram até agora.

Resta aguardar pela Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.