Homem-Aranha: Longe de Casa transforma Mysterio em novo Homem de Ferro

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato

Vingadores: Ultimato é o fim da grande Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel e deixou um grande buraco no MCU ao matar o Homem de Ferro e o Mysterio achou que poderia preencher esse buraco.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De fato, não há muitos heróis que podem substituir Tony Stark nos filmes da Marvel, mas o Homem-Aranha é um dos candidatos, visto a popularidade do herói e o fato de Peter Parker ter sido escolhido por Tony Stark para ser herói.

A Marvel, contudo, colocou uma pequena reviravolta do filme. Ao invés de colocar o Homem-Aranha como o ‘substituto’ do Homem de Ferro, Homem-Aranha: Longe de Casa mostrou ele lutando com essa ideia, perguntando a si mesmo se um novo herói seria uma escolha melhor para esse papel.

Evidente que esse herói acabou provando ser o vilão do filme, que, por sua vez, revelou a identidade secreta do Homem-Aranha e, ainda por cima, o acusou falsamente de ser um vilão. Ainda assim, como bem aponta o ScreenRant, ele foi transformado no novo Homem de Ferro para grande parte do MCU.

O novo Homem de Ferro

Desde o início, Homem-Aranha: Longe de Casa gira em torno dos esforços do Homem-Aranha em se tornar um herói maior, agora que o Homem de Ferro morreu. Não apenas ele lida com o luto de ter perdido uma figura paterna, como ainda é só um estudante do ensino médio. O destino do mundo parece ser um fardo grande demais, especialmente sem Tony por perto para ajudar a carregar esse peso.

Peter quer continuar a ajudar em casa, mas ele ainda sente-se como um herói da vizinhança e quer ter tempo para lidar com seus problemas de adolescente também. Tony Stark pode ter deixado para ele sua tecnologia, mas Peter não tem certeza de que é a pessoa certa para esse trabalho, o que o torna um alvo especialmente fácil de ser manipulado por Mysterio.

Quando Quentin Beck aparece pela primeira vez, Peter imediatamente acredita ter encontrado um novo mentor. Mysterio é poderoso, mais velho, de outro mundo e disposto a oferecer conselhos. É fácil de enxergar como Peter passa a enxergar esse homem como um substituto de Tony – até que a grande reviravolta acontece, claro.

Mysterio prova ser o vilão e Peter perde mais uma figura paterna. E não apenas a reviravolta final, como a tecnologia deixada por Stark apontam que Mysterio é o novo Homem de Ferro, em termos.

E.D.I.T.H.

Obviamente, Mysterio está longe de ser um herói e ele não sobrevive no filme – ao menos é o que tudo indica – mas isso faz dele ainda mais como o Homem de Ferro. Os óculos de Peter estão conectados à nova inteligência artificial EDITH, sigla para Even Dead I’m The Hero (mesmo morto eu sou o herói, em tradução livre). De Início, isso parece como algo engraçado, bem típico de Stark.

Mais para o fim do filme, no entanto, Mysterio mostra ser um personagem que se encaixa nos moldes de EDITH. O mundo o viu como um herói, até ele ser morto em uma grande batalha. Embora as pessoas importantes saibam a verdade sobre Mysterio, é provável que grande parte do público assistindo a transmissão o enxergue como herói.

A cena do meio dos créditos, que usa J. Jonah Jameson, mostra que Mysterio morreu como herói para grande parte das pessoas, com o Homem-Aranha sendo visto como o vilão que o matou.

Mysterio pode retornar como herói?

Com boa parte do mundo acreditando nessa mentira de Mysterio, seria possível ver Mysterio retornando como um herói triunfante em Homem-Aranha 3? É improvável, visto que sua morte parece ter sido verdadeira, mas vale lembrar que, mesmo nos cinemas, a Marvel já reviveu alguns personagens.

Existem várias formas do Mysterio retornar ao MCU. Ele pode ter fingido sua morte em Homem-Aranha: Longe de Casa, ele pode ser revivido, dentre outras formas. Não seria de todo inimaginável ver Mysterio retornando ‘dos mortos’. É possível, também, que outra pessoa assuma o manto do vilão/ herói.

Dito isso, mesmo que tal retorno seja uma possibilidade, ainda não é a mais provável para o MCU. Ainda há muitas formas da revelação de sua identidade – e a percepção pública do Homem-Aranha – afetar a vida de Peter Parker. Podemos ver vilões como Kraven, o Sexteto Sinistro, dentre outros.

Em todo caso, o fato que permanece é que grande parte do mundo no MCU enxerga Quentin Beck, o Mysterio, como o novo Homem de Ferro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio