O Rei Leão: A história por trás da mais polêmica canção do filme

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Lançado em 1994, O Rei Leão é considerado até hoje um dos melhores filmes da Disney.

Com o lançamento da nova versão de O Rei Leão, é hora de relembrar o escândalo e a polêmica por trás de “The Lion Sleeps Tonight”, uma das músicas mais famosas do longa.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma história controversa

Solomon Linda compôs “The Lion Sleeps Tonight” nos anos 30, e sua família vem tentando há décadas conseguir parte dos direitos sobre a canção.

A melodia de The Lion Sleeps Tonight ficou famosa pela primeira vez nos anos 60, como um hit da banda The Tokens e letra escrita por George David Weiss. Porém, a canção foi inspirada por “Mbube”, escrita por Solomon Linda trinta anos antes.

“Mbube” significa “leão” em zulu, e foi gravada pela primeira vez por Linda e pelo grupo The Evening Birds em 1939.

Em 1948, a música se tornou um hit na África do Sul, vendendo mais de cem mil cópias e aumentando a fama do grupo.

Após a música se tornar popular, a companhia Gallo Records convenceu Linda a transferir os direitos autorais da música para a empresa. Segundo a filha do cantor, ele não sabia nem ler nem escrever quando foi enganado para assinar o contrato.

Perdendo o controle

O documentário The Lion’s Share, disponível na Netflix, conta exatamente a história de Linda e da luta de sua família pelos livros da canção.

Segundo a análise do jornalista sul-africano Rian Malan, os lucros associados à canção superam os 15 milhões de dólares.

Segundo o documentário, Solomon Linda teria ganhado apenas oitocentos euros pelos direitos da canção.

Uma pequena vitória

Em julho de 2004, a música se tornou objeto de um processo judicial envolvendo a família de Linda e a Disney.

Segundo um famoso advogado especializado em direitos autorais, mesmo que Linda tenha vendido os direitos da música para a companhia Gallo, estes deveriam ter retornado à família do compositor 25 anos após sua morte, como explicita a lei britânica.

O processo afirma que a Disney deve 1,6 milhões de dólares para a família de Solomon Linda, devido aos exorbitantes lucros de “The Lion Sleeps Tonight” no filme de O Rei Leão e sua adaptação na Broadway.

O documentário The Lion’s Share mostra que as filhas de Solomon receberam cerca de 250 mil dólares como um possível acordo, mas pretendem continuar com o processo.

Atualmente, Solomon Linda é creditado como um dos autores da trilha sonora da nova versão de O Rei Leão, que está em cartaz nos cinemas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio