Streaming

Liga da Justiça: Explicamos o papel original de Superman na versão de Zack Snyder

O arco do Superman foi um grande componente da visão pretendida por Zack Snyder para Liga da Justiça. Com Superman tendo morrido em batalha com Doomsday no final de Batman v Superman: A Origem da Justiça, a ressurreição de Kal-El serviria como um ponto de apoio importante para o enredo de Liga da Justiça.

No entanto, como seus colegas, o Superman foi vítima das extensas refilmagens. Zack Snyder se afastou de Liga da Justiça após a perda trágica de sua filha, com Joss Whedon sendo trazido para conduzir as refilmagens.

Embora a Warner Bros. afirmasse que as mudanças seriam mínimas, a versão de Liga da Justiça lançada nos cinemas em novembro de 2017 foi muito diferente da visão pretendida por Snyder.

Embora a versão de cinema de Liga da Justiça ainda lide com a ressurreição de Superman, o caminho para chegar lá foi um enorme desvio do que Snyder pretendia, como foi o caso do papel inteiro de Kal-El no filme. Eis o que sabemos com certeza sobre o papel do Superman no “Snyder Cut”.

A boca do Superman revela que ele foi muito regravado

As refilmagens de Liga da Justiça coincidiram com a aparição de Henry Cavill em Missão: Impossível – Efeito Fallout, no qual Cavill teve um bigode para o papel de August Walker. A pressa das refilmagens, juntamente com a obrigação contratual de Cavill de manter o bigode, forçou a Warner Bros. a tentar dar um barbear digital a Kal-El.

No entanto, com as refilmagens sendo implementadas na última hora, e a data de lançamento do filme se aproximando, a remoção do bigode de Cavill simplesmente não poderia ser concluída a tempo.

Isto provaria ser a maior bandeira vermelha para sinalizar toda a extensão das regravações, e quão pouco o papel do Superman em Liga da Justiça foi filmado por Zack Snyder.

Como revela a boca de CGI de Henry Cavill no produto acabado, a grande maioria da aparição do Superman na Liga da Justiça é composta de cenas das refilmagens. Cenas de Superman do “Snyder Cut” são espalhadas em alguns momentos ao longo do filme, com possivelmente a mais notável sendo a parte em que Superman evita um soco de Lobo da Estepe em câmera lenta.

Além do rosto de Cavill ser perfeitamente normal aqui, esta também é uma clara variação no uso de câmera lenta por Snyder para enfatizar o impacto de um soco. Quase todas as cenas do Superman em Liga da Justiça são das refilmagens, e provariam ser um grande barômetro para o quanto foi alterado do “Snyder Cut”.

O roteiro original explicava por que Superman sucumbiria ao mal

Embora saibamos que a grande maioria das cenas do Superman em Liga da Justiça veio das refilmagens, muito menos se sabe sobre o que essas cenas estavam substituindo. Mesmo com todas as indicações nas redes sociais de Snyder, ele revelou surpreendentemente pouco sobre o papel do Superman no “Snyder Cut”, em comparação com outros personagens.

No entanto, uma perspectiva aproximada do papel que o Superman desempenhou na versão de Snyder pode ser construída pelo que é publicamente conhecido.

Como o próprio Snyder revelou no início deste ano, o roteiro original de Liga da Justiça acompanhava Darkseid matando Lois Lane na Batcaverna, com o Superman depressivo posteriormente se unindo às forças de Apokolips após ser vítima da Equação Anti-Vida.

Isso teria servido como a resposta para o Superman do mal na sequência do pesadelo em Batman v Superman: A Origem da Justiça, mas a ideia acabou sendo descartada antes mesmo que Liga da Justiça entrasse em produção, quando Zack Snyder ainda estava anexado como diretor.

Superman perdeu momentos de desenvolvimento de personagem

Os fãs conseguiram vislumbrar algumas das cenas de Superman do “Snyder Cut” através dos trailers e duas cenas deletadas, e até mesmo essas poucas cenas pintam um quadro muito diferente para a visão de Snyder do Homem de Aço no filme.

Superman foi quase completamente omitido da campanha de marketing já que deveria estar morto depois de Batman v Superman: A Origem da Justiça, até o lançamento do trailer “Heroes”, lançado pouco mais de um mês antes da estréia.

O trailer mostra parte da versão de Lois e Clark de Snyder na fazenda de Kent, com Clark dizendo para Lois “Eu aceito isso como um sim”, em referência a ela usar o anel de noivado que Clark tinha pretendido para ela antes de sua morte.

Essa cena é completamente ausente do corte de cinemas, enquanto a própria cena da fazenda é amplamente descrita, com Clark comentando agora que sua ressurreição o deixou com uma sensação de coceira.

O Blu-ray também mostra duas cenas deletadas, ambas filmadas por Snyder. A primeira mostra Clark na nave kryptoniana, com as portas se abrindo para revelá-lo em seu traje mais uma vez, um claro paralelo à sua primeira cena trajado em O Homem de Aço.

A segunda mostra o Superman se encontrando com Alfred Pennyworth, com um Alfred atordoado comentando “Ele disse que você viria. Agora, esperamos que não seja tarde demais.”

Superman desperta na batalha final

Entre as marcas mais conhecidas de Zack Snyder está a escala gigantesca que ele traz para as sequências de ação, e era exatamente o que pretendia para Liga da Justiça.

O papel do Superman na batalha final contra Lobo da Estepe e o exército de Parademônios era muito mais extenso, e o artista de storyboard Jay Oliva descreveu o Superman como “desequilibrado” na versão de Snyder da batalha final do filme. Embora Superman certamente cause bastante dano ao Lobo da Estepe no corte para cinemas, é claramente diferente do que Snyder pretendia.

Embora muita coisa tenha surgido sobre quão drasticamente Liga da Justiça se desviou da visão pretendida por Snyder, e quanto o papel de cada personagem específico foi alterado, o próprio Homem de Aço permanece indiscutivelmente entre os maiores pontos de interrogação do “Snyder Cut”.

Com a grande maioria das cenas do Superman sendo refilmadas, o escopo completo de sua aparição sob a direção de Snyder permanece um pouco misterioso. No entanto, o que é atualmente conhecido sobre o papel original de Superman em Liga da Justiça indica um retrato muito diferente do que vimos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.