Netflix

Por que Netflix cancelou The OA? Veja o real motivo

The OA, série da Netflix criada por Brit Marling e Zal Batmanglij, foi cancelada precocemente depois de sua 2ª temporada. O cancelamento pegou muitos fãs da série de surpresa, já que sabia-se que os criadores tinham planos para cinco temporadas. Além disso, a última temporada de The OA termina com um gancho bem interessante, que certamente seria resolvido durante a terceira temporada.

Afinal, qual é o verdadeiro motivo por trás do cancelamento de The OA por parte da Netflix? Dinheiro? Audiência? Problemas de bastidores?

Em um artigo, o ScreenRant explicou o real motivo pelo qual The OA foi cancelada pela Netflix.

Sucesso moderado?

No fim das contas, o motivo principal do cancelamento de The OA é a impaciência da Netflix. Falando com a Variety, Reed Hastings, CEO da Netflix, revelou uma mudança na política de cancelamentos das séries do serviço de streaming.

“Nós podemos ter séries baratas que vão bem, nós podemos ter séries caras que são muito assistidas. O único caso que exige um cancelamento, é o caso em que a série é cara e não tem muita audiência”, disse o executivo da Netflix.

A Netflix, que antes dava três temporadas de garantia para suas séries poderem fazer sucesso, está se tornando cada vez mais impaciente com produções de pouca audiência. O motivo disso? Concorrência.

Se antes a Netflix dominava o mercado de streaming com tranquilidade, agora a realidade mudou completamente. Serviços como Hulu, Amazon Prime e Disney+ despertaram a atenção dos consumidores, o que faz com que a Netflix acabe perdendo inscritos constantemente.

Portanto, séries como The OA, que dependem muito do algorítimo da Netflix para serem descobertas por seus assinantes, acabam sendo deixadas de lado. A tendência é que o serviço de streaming foque mais em produções cujo retorno é garantido – como Stranger Things.

A pior coisa disso tudo é o fato de que The OA dificilmente será “salva” por outra emissora, já que a Netflix proíbe que novas temporadas de suas séries canceladas sejam feitas em outros locais por um período determinado de tempo.

Por isso, infelizmente, Brit Marling, a showrunner e protagonista de The OA, vai ter que deixar de lado seu planejamento de cinco temporadas. Pelo menos por enquanto.

As duas temporadas de The OA estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.