Streaming

Série espanhola da Netflix pode ter sido inspiração secreta de 13 Reasons Why

Cuidado! Spoilers de Elite e 13 Reasons Why abaixo!

A 3ª temporada de 13 Reasons Why já estreou na Netflix e os fãs da série já estão discutindo entre si se o novo ano foi bom ou não. No meio disso tudo, uma comparação inusitada com outro drama adolescente da Netflix surgiu.

Fugindo do drama em torno de Hannah Baker, que foi o foco das duas primeiras temporadas, a 3ª temporada de 13 Reasons Why fala sobre o mistério em torno do assassinato de Bryce Walker. Essa trama se assemelha bastante à trama de Elite, séria de drama espanhola que também está na Netflix.

Elite – assim como 13 Reasons Why – é um drama que mostra adolescentes ricos tendo suas vidas mudadas depois de um assassinato, que acontece logo depois da chegada de novos alunos na escola em que os protagonistas estudam.

Em um artigo, o DigitalSpy falou sobre as semelhanças entre Elite e 13 Reasons Why.

Elite

Drama adolescente e assassinato

Durante a 1ª temporada de Elite, duas linhas do tempo são apresentadas. Uma mostra a vida desses novos estudantes e a outra mostra cenas do futuro que revelam que Marina Nunier Osuna foi assassinada. Cada um dos episódios da pistas sobre o suposto assassino – que pode ser um dos amigos de Marina – mas a revelação só vem mesmo no último episódio.

13 Reasons Why segue um formato parecido em sua 3ª temporada, apresentando uma nova estudante, Ani Achola, que narra os eventos da série e a repercussão da morte de Bryce sob sub perspectiva.

Assim, tanto Elite quanto 13 Reasons Why ficam indo e voltando entre linhas do tempo, justamente para criar esse mistério em torno da identidade do assassino, jogando pistas falsas e pistas verdadeiras para o espectador.

Mas será que 13 Reasons Why copiou Elite? É possível, já que Elite foi lançada antes e 13 Reasons Why de fato precisa inovar depois da tão criticada 2ª temporada, mas “cópia” talvez não seja o termo certo aqui.

Séries adolescentes costumam inspirar umas as outras. Riverdale – outra série do gênero – também parece estar seguindo o mesmo caminho que Elite e 13 Reasons Why, ou seja, usando o recurso de várias linhas do tempo para criar um mistério.

Mesmo com todas as semelhanças, é bom dizer que Elite e 13 Reasons Why também possuem muitas diferenças. Elite é uma série espanhola que está em sua primeira temporada, enquanto 13 Reasons Why possui toda uma bagagem de seus anos anteriores. Apesar disso, é interessante ver como as séries seguem o mesmo formato.

A 1ª temporada de Elite está disponível na Netflix, assim como a 3ª temporada de 13 Reasons Why.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.