Streaming

Explicamos o final de It: Capítulo 2

It: Capítulo 2 certamente é um filme mais difícil do que o primeiro. O longa que Andy Muschietti lançou em 2017 era uma aventura sombria bem mais direta e com ritmo ágil, enquanto o segundo filme precisa lidar com todas as pirações que Stephen King trouxe para a mitologia da criatura titular, e também juntar duas linhas temporais em uma narrativa complexa. É uma tarefa que na qual o novo filme se sai de forma relativamente ruim, mas todo o conteúdo do livro original de King está bem transposto ali, especialmente em seu final.

Por mais que a narrativa do Capítulo 2 seja cheia de desvios e barrigas excruciantes, a trama é bem simples: os integrantes do Clube dos Otários precisam se lembrar dos eventos em Derry e destruir a Coisa de uma vez por todas. A forma que Mike, o único do grupo que ficou vivendo na cidade amaldiçoada por 27 anos, encontrou foi no passado sombrio de seus habitantes. Com muito estudo, ele encontrou o chamado Ritual de Chüd, a solução mística de uma tribo de nativos-americanos para acabar com a entidade cósmica em seu primeiro ataque – como revelado em uma elaborada sequência de flashback em animação. 

Para o ritual funcionar, o Clube dos Otários precisa fazer um tipo de sacrifício. Não do tipo humano, mas sim simbólico, já que cada integrante do grupo precisa selecionar um objeto importante de seu passado (ligado a Derry) e queimá-lo como uma espécie de oferenda. Bill queima o barco de papel de Georgie, Beverly usa a chave de sua casa, Richie seleciona uma ficha de fliperama, Eddie se livra de sua bombinha, Ben se desfaz do bilhete de Beverly, Mike da pedra que iniciou uma briga com Henry Bowrs e o grupo por fim queima uma touca de Stanley – que não estava presente por ter morrido no começo da história. O grupo então usa o recipiente histórico que Mike apresentou no começo do filme, e que traz a história dos Shipkwa. 

Kill this fucking clown

Com todos os adultos reunidos e os objetos queimando, a Coisa revela sua forma original: três luzes brilhantes. Mas isso não é bastante para destruir a entidade cósmica, que assume a forma de um Pennywise aracnídeo bizarro, e acaba matando Eddie no processo. – além de assombrar cada um dos personagens em assombrações e alucinações letais. Os Otários então percebem o segredo para derrotar o palhaço: diminuindo-o. Assim, os personagens começam a xingar e humilhar Pennywise, que vai literalmente murchando até se tornar inofensivo – e então o Clube consegue arrancar seu coração e destruí-lo.

A Coisa é enfim destruída, e agora todos eles quebraram seus vínculos com Derry. O corte que todos fizeram em suas mãos no final do primeiro filme desaparece, simbolizando que a criatura titular foi mesmo destruída, e todos seguem suas vidas. O mais bonito é mesmo ser Mike enfim saindo de Derry e reiniciando sua vida, já que ele permaneceu na cidade natal pelos últimos 27 anos para estudar o passado da Coisa.

“Vinte e sete anos depois do Clube dos Otários derrotar Pennywise, ele volta a aterrorizar a cidade de Derry mais uma vez. Agora adultos, os Perdedores há muito tempo seguiram caminhos separados. No entanto, as crianças estão desaparecendo novamente, então Mike, o único do grupo a permanecer em sua cidade natal, chama os outros de volta para casa. Traumatizados pelas experiências de seu passado, eles devem dominar seus medos mais profundos para destruir Pennywise de uma vez por todas… colocando-se diretamente no caminho do palhaço, que se tornou mais mortal do que nunca”, diz a sinopse do terror.

It: Capítulo 2 tem em seu elenco James McAvoy como Bill, a indicada ao Oscar Jessica Chastain como Beverly, Bill Hader no papel de Richie, Isaiah Mustafa como Mike, Jay Ryan interpretando Ben, James Ransone como Eddie, e Andy Bean como Stanley.

Reprisando seus papéis como os membros originais do Clube dos Perdedores estão Jaeden Martell como Bill, Wyatt Oleff como Stanley, Jack Dylan Grazer como Eddie, Finn Wolfhard como Richie, Sophia Lillis como Beverly, Chosen Jacobs como Mike, e Jeremy Ray Taylor como Ben. Bill Skarsgård também está de volta no papel seminal de Pennywise.

It: Capítulo 2 já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.