Streaming

Grande mistério da Marvel revelado: por que Ciclope não controla seu poder

Existe um motivo pelo qual Ciclope, um dos principais líderes dos X-Men, não consegue controlar seus poderes. Apesar de ser extremamente poderoso, o mutante não domina totalmente seus raios óticos, que possuem a força de uma bomba nuclear e saem descontroladamente de seus olhos.

Muitos fãs da Marvel acreditavam que Ciclope não controlava seus poderes por conta de algum dano cerebral – causado em um acidente – mas a HQ da Marvel, House of X, que traz um reboot dos X-Men, mostra que mesmo com seu novo corpo – de um clone – o Ciclope ainda usa o visor especial – feito de quartzo de rubí – que controla seus poderes.

Afinal, como funcionam os poderes de Ciclope, dos X-Men? O ScreenRant explicou.

Como os poderes do Ciclope funcionam

Existem duas hípoteses dentro da Marvel que explicam os poderes de Ciclope. Na HQ X-Men #42, foi explicado que o mutante na verdade absorve a energia do sol com seu corpo, soltando essa energia pelos olhos. Ou seja, quanto mais tempo exposto ao sol, mais poderoso Ciclope fica – e o contrário também é verdade.

Apesar dessa versão citada ser a mais aceita pelos fãs, em 1983, a Marvel publicou um guia que explicava os poderes de seus heróis. Nesse guia, era dito que os olhos de Ciclope eram na verdade um portal para outra dimensão.

Considerando que a primeira versão é a verdadeira – e provavelmente é – isso significa que o Ciclope de House of X, que agora habita o corpo de um clone, é na verdade bem mais fraco que o original, já que ele ainda não foi exposto ao sol corretamente.

Por que ele não controla seus poderes?

Nos anos 70, os escritores de X-Men decidiram explicar porque o Ciclope não conseguia controlar seus poderes.

Em Fabulosos X-Men #138, Scott Summers, o Ciclope, explica para Jean Grey que sofreu um acidente de avião na infância e que esse acidente causou um dano cerebral que o impedia de controlar seus poderes.

Durante muitos anos, essa foi a versão oficial, até que Surpreendente X-Men, escrita por Joss Whedon trouxe uma versão alternativa, que explicava que Scott na verdade tinha um trauma psicológico causado pelo acidente de avião, e não um dano cerebral de fato.

Apesar dessa versão ter sido desacreditada ao longo dos anos, hoje, com o lançamento de House of X, ela ganha força.

Se em House of X, Ciclope retorna à vida com sua consciência em um corpo de um clone, a hípotese de que um dano físico evita que ele controle seus poderes acaba caindo, já que o corpo do clone não passou pelo mesmo acidente que o original.

Portanto, a hípotese de Joss Whedon parece a verdadeira: Ciclope não consegue controlar seus poderes nos quadrinhos de X-Men porque é um homem traumatizado.

O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Você sabia que Deadpool pode virar uma série da Disney+? E que uma série do Magneto está em desenvolvimento? Confira a nova série de Joss Whedon vai levar os “mutantes” antes para a HBO e muito mais no Observatório de Séries.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.