Assistir Netflix junto não só melhora a relação dos casais, mas também aumenta a duração do relacionamento!

A conclusão inusitada veio de uma pesquisa realizada pelo departamento de sociologia da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

A pesquisa

O estudo entrevistou 259 universitários que estavam em relacionamentos sérios. Entre as perguntas elaboradas, estavam o quão próximos eles se sentiam no namoro, quanto tempo passavam juntos por semanas, quantos amigos em comum tinham e com que frequência assistiam séries juntos.


Segundo os resultados da pequisa, quanto mais tempo dividindo as telas, melhor era qualidade e estabilidade do namoro. O aspecto, no entanto, era apenas o segundo fator mais importante.

O que influenciava ainda mais o destino dos casais era o número de amigos em comum. Quanto mais um casal sente pertencer a um único círculo social, mais próximo se sente.

De acordo com os pesquisadores, o sentimento pode ser chamado de “identidade compartilhada”.

Netflix e cobertores

Para casais sem um grande número de amigos em comum, séries e filmes passam a ser essenciais para o sucesso duradouro do namoro.

Segundo a pesquisa, ao invés de participar do mesmo círculo social real, o casal passa a dividir o mesmo círculo social fictício. As séries servem como terrenos em comum, e os indivíduos criam laços ao comentar, teorizar, amar ou odiar enredos e histórias. No final, é como se estivessem falando sobre amigos de verdade.

O que pode parecer uma experiência até antissocial, para os pesquisadores é essencial para certos tipos de relacionamento. Em namoros à distância ou mudanças de cidade, casais sentem um grande impacto negativo por não poderem dividir experiências sociais em comum. Nesse caso, filmes e séries assistidos juntos diminuem o isolamento e aumentam a felicidade.

Outro ponto interessante concluído pela pesquisa é que casais com poucas horas livres disponíveis que escolhem assistir séries nesse período, relatavam estar mais felizes que aqueles que faziam outras atividades.