Streaming

Por que Thanos foi louvado e novo Coringa é vilificado

Coringa ainda nem estreou oficialmente e já está envolvido em polêmica. Segundo muitos críticos, o filme pode ser uma obra catártica para os grupos mais perigosos da sociedade e originar atos de violência.

No entanto, segundo um artigo publicado pelo site Screen Rant, a maneira com o filme vem sido criticado ignora alguns aspectos essenciais sobre os vilões mais famosos do cinema da atualidade.

Confira os principais pontos apresentados pelo Screen Rant abaixo!

A polêmica

A caracterização de Coringa em seu filme solo é bem diferente da maioria das versões do personagem nos cinemas e nas HQs. No novo filme, Coringa é um homem perturbado cujos crimes inspiram uma verdadeira revolução em Gotham.

A principal preocupação de críticos ao filme é o fato dele ter grande potencial para incentivar violência na vida real, já que apresenta um vilão pelo qual o público (ou uma parte específica dele) pode criar empatia.

Especialmente, o medo é que Coringa seja utilizada como inspiração ou base para atos reais de violência. Especificamente, a provocada pelos “incels”.

“Incel” é um termo que pode ser traduzido como “celibatário involuntário”, e representa um grupo de homens que se revoltam contra a sociedade, mais especificamente as mulheres, e criam uma comunidade de ódio, preconceito e violência na internet.

Sempre relacionados com conceitos de supremacia branca, misoginia e homofobia, esse grupo é um dos mais abjetos da atualidade, e foi responsável por diversos ataques armados, mortes e atos de violência.

Aparentemente, os “incel” elegeram o Coringa de Joaquin Phoenix como uma espécie de símbolo e podem estar planejando atentados em sessões do filme.

Por isso, mulheres e membros de minorias já estão pensando em evitar assistir Coringa no cinema e esperar o filme ganhar seu lançamento digital.

Vilões empáticos

Segundo o site Screen Rant, as críticas ao Coringa podem ser expandidas para todos os “vilões empáticos”.

Na época do lançamento de Vingadores: Ultimato, fãs discutiam se Thanos estava certo em dizimar metade do universo, em nome de um suposto equilíbrio. Alguns chegavam a defender as atitudes do vilão.

Vários vilões da Marvel conseguiram empatia com o público, destacando-se Loki, que passou de um posto completo de malfeitor para uma espécie de coadjuvante cômico e até mesmo anti-herói em algumas histórias.

O site Screen Rant também cita o caso de Killmonger, de Pantera Negra, mas esquece de dizer que o personagem ressonou com o público pela maneira como representa as frustrações de toda uma comunidade oprimida, ao contrário do Coringa, que pode ser usado como símbolo exatamente do grupo opressor.

O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! O que? Kristen Stewart como uma Capitã América lésbica? Você viu que o Pantera Negra irá liderar os Guardiões da Galáxia na Fase 4? E que Steve Rogers deve voltar como vilão na Fase 4? Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

A diferença

A diferença entre um vilão como Thanos e o Coringa de Joaquin Phoenix é bastante simples.

Thanos representa uma versão absoluta do “mal”, caracterizado por um plano ambicioso e violência de certa forma invisível. Ele não quer prejudicar nenhum grupo específico, lutando pela destruição de metade do universo apenas como maneira de manter o suposto equilíbrio.

O personagem também vem carregado de características das HQs, mostrado como “o grande vilão”, alguém cujas atitudes não podem ser emuladas por um qualquer na porta de um cinema. Thanos é um vilão cósmico, e o Coringa é um personagem extremamente humano.

E é esse o problema.

O Coringa foi adotado como símbolo por uma comunidade que passa longe de ser oprimida, mas que se permite reservar o direito de “surtar” e se voltar contra a sociedade, mesmo que seus problemas sejam insignificantes em um panorama geral.

E é por isso que tantos consideram o filme perigoso, pois ele reflete os desejos de um grupo perigoso, que é famoso por incentivar uma espécie de raiva contida em jovens que podem usar o personagem como inspiração para atos abomináveis.

Segundo o Screen Rant, agora é esperar para ver se essas previsões vão se tornar realidade.

O Batman de Titãs finalmente chegou… E os fãs odiaram! Mas o herói já esteve em outras séries… Confira as melhores! Veja como Brooklyn Nine-Nine foi oficializado no universo da DC graças ao Batman, a teoria de que Aqualad estará morto em Titãs e muito mais no Observatório de Séries.

Coringa estreia no Brasil em 4 de outubro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.