Sylvester Stallone é conhecido principalmente por dois papéis em sua carreira: o lutador Rocky Balboa e o veterano de guerra John Rambo. Ambos renderam franquias icônicas do cinema de ação, e que ainda estão rendendo filmes até hoje.

Com a chegada de Rambo: Até o Fim nos cinemas, resolvemos colocar os dois personagens em pé de guerra para definir qual é o melhor personagem que Stallone já interpretou.

Confira abaixo.


Atuação – Rocky

Sylvester Stallone não é exatamente um ator com grandes variedades dramáticas, e tem em seu carisma e presença o grande destaque em franquias como Rocky e Rambo. Mas é mesmo com o garanhão italiano que o ator realmente se provou, trazendo toda a simpatia, sabedoria e intensidade que admiramos. John Rambo é um pouco mais introspectivo, e a explosão emocional (no final do primeiro filme) não está no nível da dramaturgia de Rocky.

Franquia – Rocky

Rocky e Rambo se tornaram as duas franquias mais duradouras de Stallone, mas sejamos sinceros, a de boxe é a superior. O primeiro filme é um clássico que rendeu mais 5 continuações e ainda 2 derivados que seguem forte no cinema até hoje, protagonizado por Michael B. Jordan. Já Rambo tem apenas um primeiro filme ótimo e continuações que variam entre “divertidas” a insuportáveis.

Ação – Rambo

Com Rocky Balboa limitado ao boxe (e suas maravilhosas sequências de treinamento), é mesmo John Rambo quem tem vantagem no quesito ação. O primeiro filme já era excelente na forma como retratava a guerrilha e as táticas de sobrevivência do protagonista, mas quando chegamos às continuações, o espetáculo vai de perseguições de helicóptero impressionantes, tiroteios intensos e muito, mas muito gore.

Vilões – Rocky

Era de se esperar que, dada a natureza da guerra, John Rambo levasse o round dedicado a antagonistas. Mas, surpreendentemente, Rocky teve figuras muito mais memoráveis e com personalidade ao longo de sua franquia. Só o russo Ivan Drago já é uma figurinha que nos 

Prêmios – Rocky

Uma vitória sem comparação para Rocky Balboa. O filme original de 1976 faturou o Oscar de Melhor Filme, e ainda garantiu uma indicação para Stallone em Melhor Ator e Roteiro Original. Anos depois, ele viria ser indicado mais uma vez por Creed: Nascido para Lutar, ao passo em que a franquia foi lembrada em outras ocasiões por Canção Original. Já Rambo foi lembrado no Oscar apenas pelo segundo filme, na categoria de Edição de Som.

Bilheteria – Rocky

Na questão financeira, temos mais uma vitória para Rocky. Naturalmente, como estamos falando de uma franquia de 9 filmes contra uma de apenas 5 (e cujo novo ainda não foi lançado), não haveria como Rambo (US$727 milhões com os quatro filmes) triunfar Rocky (mais de US$1 bilhão contando os dois Creed). 

VENCEDOR: Rocky Balboa