Desde que The Batman, dirigido por Matt Reeves (Planeta dos Macacos) e protagonizado por Robert Pattinson (Crepúsculo) foi anunciado, os fãs da DC se questionaram se o filme faria parte do DCEU – Universo Estendido da DC. A resposta para essa questão parece ter finalmente chegado.

Em um artigo, o ScreenRant explicou porque The Batman não vai fazer parte do cânone da DC.

Novo Comissário Gordon mostra que The Batman está fora do DCEU

A escolha de um Batman mais jovem em Robert Pattinson, que substitui Ben Affleck, não necessariamente significava que The Batman estaria fora do DCEU, mas o anúncio de outros atores do elenco está indicando que de fato, a ideia é contar uma história isolada que nada tem a ver com os últimos filmes do personagem.


Foi confirmado nesta semana que o ator Jeffrey Wright (Westworld) está em negociações para viver o Comissário Jim Gordon em The Batman, substituindo J.K. Simmons, que viveu a última versão do personagem nos cinemas em Liga da Justiça (2017).

Essa substituição só confirma a suspeita de que a DC não quer encaixar The Batman no cânone estabelecido anteriormente, ignorando totalmente os filmes em que o Batman era vivido por Ben Affleck.

Agora, resta saber se a DC pretende usar The Batman para construir um novo cânone, ou se o longa dirigido por Matt Reeves será apenas uma aventura isolada da franquia, que jamais se conectará com filmes futuros. Descobriremos em 2021.

The Batman estreia em 24 de junho de 2021.