Streaming

Titãs está fazendo uma coisa melhor que todos os filmes da DC

Quando Zack Snyder tomou conta dos filmes do Universo Estendido da DC, uma abordagem bem autoral foi utilizada para dar uma base de sustentação à franquia. Para Snyder, os filmes da DC tinham que ter um tom sombrio, obscuro e violento, como aconteceu em Homem de Aço e Batman versus Superman.

Porém, com a saída de Snyder da franquia e o fracasso de Liga da Justiça, a DC decidiu mudar sua fórmula, fazendo filmes que funcionavam como aventuras divertidas – Aquaman e Shazam! – deixando de lado a seriedade excessiva e imprimindo um tom mais leve em seus filmes que tem funcionado.

Mesmo assim, é importante notar que Titãs, nova série da DC, tem utilizado o mesmo tom sombrio que a franquia cinematográfica usava, mas está obtendo resultados muito melhores com o público e a crítica. Por que será que isso está acontecendo?

Em um artigo, o CBR falou sobre como Titãs está obtendo sucesso onde os filmes da DC falharam.

Tom sombrio mais convincente

O maior problema dos filmes da DC comandados por Snyder foi ter tentado subverter heróis conhecidos. Ao transformar o Superman e o Batman em heróis mais sombrios e brutais, Snyder acabou descaracterizando esses heróis sem ter o tempo de tela necessário para construir tudo isso de maneira convincente.

Em seus 10 primeiros episódios, Titãs conseguiu fazer tudo isso com maestria. Por ter mais tempo de tela e por apresentar heróis mais desconhecidos do grande público – com a exceção de Robin – Titãs consegue imprimir esse tom obscuro sem descaracterizar seus personagens e sem assustar a audiência.

Com mais tempo para desenvolver seus personagens, Titãs criou um universo crível em que os heróis e os vilões realmente se misturam, tendo atitudes humanas e legítimas que acabam sendo muito mais complexas do que parecem inicialmente.

No fim, faltou tempo para que a visão de Snyder fosse convincente o suficiente e Titãs triunfa justamente nisso. Também é justo dizer que é mais fácil subverter heróis desconhecidos do que mudar heróis gigantes como o Superman e o Batman, mas mesmo assim, é notável ver o Robin de Titãs sendo tão agressivo e problemático, sendo ao mesmo tempo um personagem altamente interessante.

Se a DC quiser colocar esse tom obscuro nos cinemas novamente em algum dia, ela terá que estudar Titãs atentamente.

A 2ª temporada de Titãs está em exibição nos EUA.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.