Harleen Quinzel tem uma origem simples nos quadrinhos da DC. Psicóloga do Asilo Arkham, Harleen se apaixona por seu paciente, o terrível Coringa, seguindo-o em sua vida de crimes e se tornando a vilã Arlequina.

Porém, em Harleen, nova HQ da DC Comics, a origem da Arlequina foi recontada de uma maneira mais moderna, que exclui diversos aspectos problemáticos de sua história original. O CBR falou sobre essas mudanças em um artigo.

Louco Amor

Introduzida na HQ “Batman: Louco Amor E Outras Histórias”, a Arlequina tem uma origem bem controversa. Em um flashback dessa HQ, é revelado que a personagem não conseguiu obter as notas suficientes para se formar na faculdade de psicologia, o que fez com que ela seduzisse um professor para conseguir passar de ano.


Além de descredibilizar a Arlequina como profissional, esse momento é prejudicial para as mulheres nos quadrinhos em geral, criando um estereótipo bem errado de que mulheres usam sua sexualidade para obter vantagens, o que é uma ideia totalmente ultrapassada.

Mulher moderna

Em Harleen, a origem da Arlequina foi mudada nesse aspecto. Na nova HQ, é estabelecido que a vilã tirava boas notas na faculdade e era uma profissional competente, não necessitando de “favores” para se dar bem.

Mesmo assim, a HQ mostra Arlequina se envolvendo com um professor, mas esse envolvimento é totalmente natural e motivado por pura e simples atração. A HQ também mostra a visão preconceituosa da sociedade, já que quando as pessoas descobrem que a Arlequina está envolvida com um professor, elas passam a julgá-la como interesseira e aproveitadora.

Importância da mudança de origem

Essa mudança na origem da Arlequina foi muito importante para a trajetória da personagem na DC. Antes vista como uma aproveitadora que pouco se importava com sua profissão, Arlequina agora é mostrada como alguém que realmente é inteligente e se preocupava de verdade com a psicologia, acreditando que ela poderia mudar a vida das pessoas.

Tudo isso torna a queda da Arlequina pelas mãos do Coringa ainda mais trágica, já que ela marca a transformação de uma pessoa inteligente e com um grande potencial em uma vilã cruel. No fim, a HQ “Harleen” melhorou ainda mais a trajetória de uma personagem que está cada dia mais interessante.

Esses 8 heróis da DC tem os mesmos poderes que heróis da Marvel! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O Batman de Titãs finalmente chegou… E os fãs odiaram! Mas o herói já esteve em outras séries… Confira as melhores! Veja como Brooklyn Nine-Nine foi oficializado no universo da DC graças ao Batman, a teoria de que Aqualad estará morto em Titãs e muito mais no Observatório de Séries.

Harleen #1, da DC, está disponível.