Netflix

Fratura: Explicamos o complexo final do filme da Netflix

Fratura, novo lançamento original da Netflix, é do mesmo diretor de O Operário, com Christian Bale. São trabalhos parecidos: suspenses tensos e viscerais sobre memórias, tristezas e segredos sobre traumas.

A trama do novo filme da Netflix começa em um carro com o protagonista, Ray (vivido por Sam Worthington), com sua esposa Joanne e sua filha Peri a caminho ou de volta do Dia de Ação de Graças. Eles param em um posto de gasolina e Ray entra para comprar baterias para o Discman da filha e um refrigerante para a esposa.

Ele também compra dois pequenos goles de uísque. Quando o único dinheiro que ele tem só pode pagar por alguns itens, ele desiste de comprar as baterias.

Enquanto voltam para o carro, sua filha percebe que perdeu seu espelho compacto. Enquanto ele procura, Peri se afasta e é surpreendida por um cachorro, recuando para perto de um poço vazio aleatório (!) com muitos vergalhões.

Para assustar o cachorro, Ray joga uma pedra nele, mas também choca a filha o bastante para que ela tropece para trás e caia na cova. Ele pula com ela para tentar salvá-la.

Quando acorda de sua queda, a filha diz que seu braço está doendo. Voltando ao carro, Ray dirige de forma imprudente com ela e com a esposa para um hospital próximo.

Lá, o Dr. Berthram acredita que ela possa ter um hematoma subdural e pede uma tomografia. Enquanto tudo é realizado, Ray espera no saguão.

Ele desmaia de exaustão – e com um ferimento na cabeça – e quando acorda, não há mais sinal de sua família. Ray descobre, chocado, que nem existe registro deles naquele hospital.

Presumivelmente, Fratura é sobre Ray tentando descobrir o que aconteceu com sua esposa e com sua filha. Os médicos insistem que elas não estão em nenhum lugar do hospital.

Com raiva pelo que acredita ser um atendimento muito ruim por parte do hospital, Ray ataca os médicos, mas recebe um tranquilizante. Ele acorda em uma sala trancada, mas acaba conseguindo fugir.

A polícia é chamada e Ray conta sua história. Acreditando nele, os policiais vão ao hospital e pedem que o Dr. Berthram os ajude a entender o que está acontecendo.

Assim como todos, o médico diz que Ray entrou, sem sua família, e foi tratado por um ferimento na cabeça. O psiquiatra do hospital leva Ray, a polícia e os médicos ao local do acidente de Peri.

Quando chegam, eles vêem uma poça de sangue, muito maior do que o ferimento de Ray poderia gerado, e um espelho compacto quebrado. Em estado de raiva, Ray pega a arma de um policial e os tranca em um contêiner.

Ele retorna ao hospital, mata um segurança, rouba as chaves e desce num elevador para um nível mais baixo do hospital. Lá, ele interrompe uma cirurgia que está prestes a ser iniciada em sua filha, Peri.

Ray a pega na mesa de operações e, quando um cirurgião tenta detê-lo, ele dispara a arma, acertando um cano de gás. Uma luta começa e ele dispara uma lâmpada que acende o gás e atinge os outros médicos com uma bola de fogo.

Com Peri nos braços, Ray vai para o corredor, onde encontra sua esposa em uma cadeira de rodas. Ele coloca Peri no colo dela e foge do hospital, colocando sua esposa e filha no banco de trás do carro.

É quando a grande reviravolta de Fratura acontece: enquanto ele se afasta, a câmera sai pela estrada através do para-brisa, revelando no espelho retrovisor que sua esposa e sua filha não estão no banco traseiro do carro. Em vez disso, há um jovem adolescente que claramente estava passando por uma cirurgia.

Fratura então mostra visões do passado nas quais vemos Ray alucinado o tempo todo. Acontece que o que realmente aconteceu foi que ele jogou a pedra no cachorro e assustou a filha, que tropeçou para trás e bateu a cabeça com tanta força que morreu, sangrando no concreto.

A esposa, compreensivelmente chocada, começa a gritar com Ray. Ele então a empurra e ela cai de cabeça em um vergalhão exposto.

Perturbado, Ray pega as duas, mortas, e coloca seus corpos no porta-malas do carro, onde elas permanecem. Arrepiante.

Assim como O Operário, Fratura ilustra o que a mente é capaz de fazer para tentar se proteger de um trauma. No fim, Ray imaginou ter levado sua esposa e sua filha para o hospital para que não tivesse que viver com a culpa de tê-las matado.

Você conhece o verdadeiro motivo pelo sucesso de Elite, La Casa de Papel e Vis a Vis? Você sabia que Stranger Things 3 está salvando a Netflix? E que o streaming não será o único com direitos sobre Seinfeld? Veja também porque Titãs é melhor na Netflix do que no DC Universe! A Netflix tem culpa? Entenda a polêmica de 13 Reasons Why! Saiba como a Netflix roubou toda a atenção da D23 Expo 2019 e quantos usuários do streaming compartilham suas senhas e entenda porque a Netflix pode começar a ter propagandas em breve no Observatório de Séries.

Fratura está disponível na Netflix. A direção é de Brad Anderson, de O Operário e Titãs.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.