Streaming

Maior reviravolta de Coringa discutida: vilão é mesmo [SPOILER] do Batman?

ATENÇÃO: Contém spoilers de Coringa

O filme de origem do Coringa finalmente está nos cinemas brasileiros, o que significa que agora podemos falar abertamente sobre sua trama. Afinal, o diretor Todd Phillips optou por seguir uma história quase que inteiramente original, sem muita ligação com os quadrinhos, para a origem do Palhaço do Crime.

Um dos elementos mais polêmicos está no retrato da família Wayne, que é forte na figura de Thomas. O pai do futuro Batman é candidato à prefeitura de Gotham City, e praticamente representa a classe elitista da cidade, que é profundamente hostilizada pela população mais pobre. Mas conflito de classes à parte, o vespeiro que Coringa realmente chuta é quando sugere que o Arthur Fleck de Joaquin Phoenix pode ser filho de Thomas Wayne.

Arthur descobre uma carta de sua mãe, Penny, para Thomas Wayne em certo ponto do filme. Descobrimos que ela trabalhou para os Wayne no passado, e afirma que ela teve um caso com Thomas, e que Arthur seria o filho bastardo. Quando ele vai atrás de respostas, o magnata afirma que Penny sempre sofreu com problemas mentais, e que Arthur foi adotado quando ela ainda trabalhava para ele. Thomas nega qualquer parentesco com Arthur.

Isso é ainda reforçado quando Arthur visita os arquivos do Asilo Arkham, onde Penny fora internada anos atrás. Documentos comprovam a adoção de Arthur e também revelam os maus tratos que sofreu quando criança, pelas mãos de sua mãe.

Irmão do Batman?

Analisando a narrativa de Coringa objetivamente, Phillips deixa claro que Arthur não é filho de Thomas Wayne. É um tipo de história que não apareceu pela primeira vez no filme de 2019, já que a DC já explorou a ideia de Bruce Wayne ter irmãos perdidos nos quadrinhos.

Uma das histórias mais famosas dessa linha é a de Thomas Wayne Jr., irmão perdido de Bruce que se torna um dos vilões do Batman. Em versões distintas, ele se torna o Assassino do Bumerangue e o Homem-Coruja. Claro, a versão de Todd Phillips nada tem a ver com nenhum desses personagens, mas sugere uma conexão interessante entre os personagens.

Coringa está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.