Streaming

Projeto Gemini tenta recriar cenas de Capitão América e falha miseravelmente

CONTÉM SPOILERS!

Projeto Gemini, de Ang Lee, se concentra em Henry Brogan, vivido por Will Smith, um assassino aposentado do governo dos Estados Unidos, que planeja passar o crepúsculo de sua vida pescando na Geórgia. No entanto, seu mundo fica abalado quando o ex-colega do exército Clay Verris (Clive Owen), chefe de uma empresa de segurança privada de elite conhecida como GEMINI, envia alguém para tirar Henry do mapa permanentemente.

Esse assassino não é outro senão uma versão mais jovem de Henry, um clone que Clay havia criado anos antes a partir do DNA de Henry, que se chama Júnior. Mas, embora os trailers deixassem claro que o filme mostraria os dois homens entrando combate, era um pouco obscuro se Júnior era um clone, um filho há muito perdido ou talvez alguém deslocado no tempo.

Independentemente disso, a grande revelação de que Henry está enfrentando uma versão mais forte e rápida de si mesmo deve tirar o fôlego. Infelizmente, porém, quando chega a hora desse momento inesquecível parecido com Capitão América: O Soldado Invernal… bem, as coisas desmoronam.

Muita previsibilidade

Enquanto fãs ávidos de quadrinhos sabiam que o assassino em Capitão América: O Soldado Invernal era Bucky Barnes, havia muitos frequentadores comuns de cinema que ficaram realmente chocados ao ver o personagem de Sebastian Stan ainda vivo com cabelos mais compridos. Foi uma revelação habilmente escondida e o público sentiu quando Steve Rogers, interpretado por Chris Evans, viu seu melhor amigo se transformar em um instrumento de destruição.

Em Capitão América: O Soldado Invernal, havia o drama, a surpresa e o peso emocional dos quadrinhos, criando um ar de tensão. Era isso que Lee estava buscando para Projeto Gemini, mas sua execução foi muito questionável.

No trailer, vemos Henry encontrando Júnior nas catacumbas de um mosteiro húngaro, mas podemos dizer que ele já o conhecera antes. O trailer também indica que eles se conheceram em uma perseguição de bicicleta.

Enquanto o filme se passa, a grande revelação acontece pouco antes da perseguição, quando Henry e sua parceira, Danny (Mary Elizabeth Winstead), são emboscados enquanto se escondem na Colômbia. Quando Hnery percebe que Júnior os encontrou, ele foge da casa segura para que seus companheiros possam escapar.

O que acontece depois é um tiroteio nas ruas, levando a um momento chave em que Henry está escondido atrás de um carro. Ele olha pela mira de atirador e Júnior entra em foco.

Deve ser chocante, mas é um momento notavelmente chato. É algo que teria tido mais impacto se o rosto de Júnior estivesse oculto, levando a um desmascaramento em uma sequência de luta.

De fato, a cena do mosteiro teria sido mais adequada para a revelação porque estava escuro, então Henry não poderia fazer Júnior sair até que ele apontasse a luz da arma para ele. Mas fazer isso acontecer em plena luz do dia, quando os dois homens estão distantes um do outro, parece muito fraco.

O choque e o susto que Henry sente naquele momento não se traduzem bem. Foi um elemento trabalhado de maneira muito superior em Capitão América: O Soldado Invernal.

Chances perdidas

Para piorar a situação, Lee tem uma segunda chance de uma grande revelação. Há outro clone ainda mais jovem que enfrenta Henry e Júnior no final de Projeto Gemini, Henry III.

Só que desta vez ele está vestido com um traje e capacete à la Daft Punk. Infelizmente, a essa altura, porém, o diretor tinha revelado tantas informações sobre o programa de clonagem de GEMINI que era claro que se tratava de um Super Júnior.

Com o elemento de surpresa perdido, quando Henry, Júnior e Danny desmascaram um Super Júnior moribundo, é outro momento ruim. Não há suspense, o que nos deixa imaginando se talvez a revelação da clonagem devesse ter sido guardada até o final para perpetuar o mistério sobre o caçador mascarado.

A Marvel Studios está DESTRUINDO a Marvel Televison! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

Projeto Gemini está em cartaz nos cinemas. O elenco é estrelado por Will Smith, Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen e Benedict Wong.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.