Jornada de Thanos em Vingadores: Ultimato teria sido MUITO melhor; veja o que a Marvel mudou

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os planos originais da Marvel para Vingadores: Ultimato poderiam ter melhorado drasticamente sua jornada de personagem. Os dois últimos sucessos de bilheteria dos Vingadores apresentaram essencialmente dois lados diferentes de Thanos: o guerreiro em Ultimato e o filósofo em Guerra Infinita.

Tudo foi feito através do uso de viagens no tempo, com o Thanos de Ultimato realmente se originando em 2014. Em teoria, isso deveria criar algo como um arco de personagem independente, ainda que invertido.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A ideia era que o Thanos de 2014 seria um senhor da guerra brutal, mas que o Titã Louco teria amadurecido um pouco nos próximos quatro anos, tornando-se mais filosófico e contemplativo. A posse das Joias do Infinito teria permitido que ele se tornasse cada vez mais confiante, explicando por que ele abandonou o uso de armaduras e uma espada misteriosa que era poderosa o suficiente para destruir o escudo do Capitão América.

Infelizmente, a jornada do personagem não funciona, pois foi forçada e abrupta. As duas versões de Thanos realmente não combinam muito bem, e o salto de quatro anos simplesmente não pareceu tempo suficiente para Thanos mudar tão drasticamente (especialmente porque ele já tem mil anos).

Plano original

Há, no entanto, alguma evidência de que os planos originais da Marvel para Thanos teriam mostrado um arco mais orgânico. Uma arte conceitual de Vingadores: Ultimato sugere fortemente que a Marvel planejou originalmente que os Vingadores encontrassem uma versão anterior de Thanos, alguém que poderia estar ativo há uma década ou mais atrás.

A arte mostra uma versão anterior de Nebula, que claramente só havia sido “adotada” recentemente pelo Titã Louco.

“Isso teria sido antes de ela ser torturada e reconstruída por Thanos”, explicou o artista conceitual Andy Park. “Eu ainda estava tentando transmitir o visual durão de Nebula, dando-lhe os penteados que continuavam com sua personagem. Mas no final do dia, isso não apareceu no filme.”

É importante lembrar que Nebula foi experimentada por Thanos em sua adolescência, como punição por seu fracasso em vencer sua irmã Gamora em competições repetidas. Quanto mais orgânicos os desenhos de Nebula, mais antigos devem ser.

O que teria mudado

Isso teria criado uma jornada implícita de personagens para Thanos e muito mais eficaz. A iteração mais antiga teria sido Thanos Guerreiro, o senhor da guerra que pessoalmente arrasou inúmeros mundos por toda a galáxia e que torturou com sadismo as filhas adotivas que ele professava amar.

Ao longo dos anos, porém, Thanos presumivelmente teria começado a sentir que seus métodos não estavam conseguindo nada, que, apesar de todos os seus esforços, o crescimento da população continuava em direção a um evento no nível da extinção cósmica. Assim, ele se retirou de missões ativas de genocídio, concentrando sua atenção na aquisição das Joias do Infinito e trabalhando através de intermediários como Ronan, o Acusador, em Guardiões da Galáxia.

É somente quando as Joias do Infinito estão todas em jogo que Thanos realmente se levanta de sua cadeira novamente, a fim de levar a batalha para os Vingadores. A passagem do tempo faz com que todo esse arco pareça natural, menos forçado do que no corte final.

Embora esse fosse um arco melhor para Thanos, não é difícil adivinhar por que a Marvel pode ter abandonado a ideia. O problema fundamental era que a Marvel queria que a Nebula do passado substituísse seu “futuro eu”, o que seria impossível se as duas versões fossem muito diferentes.

A narrativa exigia que a Nebula do passado já tivesse sido submetida a todos os mesmos experimentos cibernéticos para enganar os Vingadores e, portanto, a linha do tempo teve que ser ajustada – mesmo que resultasse em uma jornada truncada de personagem para Thanos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio