Streaming

Stranger Things 4 vai recontar história de X-Men: Fênix Negra

Tudo indica que Stranger Things 4 vai se inspirar em uma das histórias mais icônicas dos X-Men nas HQs e no cinema: a Fênix Negra. A teoria foi apresentada em um artigo publicado pelo site Screen Rant.

Confira os principais pontos apresentados pelo Screen Rant abaixo!

Referências

Recentemente, os roteiristas de Stranger Things confirmaram que o primeiro episódio da nova temporada é intitulado “The Hellfire Club”. Famosa por suas referências à cultura pop, a série da Netflix agora se inspira em um poderoso grupo de vilões da Marvel.

Essa não é a primeira vez que Stranger Things faz referência aos X-Men!

No primeiro episódio da série, o Will e Dustin lutam por uma cópia de Uncanny X-Men #134, e no terceiro episódio da primeira temporada Dustin afirma que Eleven pode ser uma mutante, assim como a turma de Charles Xavier.

Eleven = Jean Grey

Eleven é como a versão dos Irmãos Duffer de Jean Grey, uma das mutantes mais poderosas da Marvel. A personagem foi elevada a um posto de destaque nos X-Men nos anos 70, principalmente nas histórias comandadas por Chris Claremont.

Foi também nessa época que Jean Grey foi associada à sinistra força cósmica da Fênix.

Os poderes de Jean e Eleven são bem parecidos: telepatia, telecinese e projeções. Além disso, o nome verdadeiro de Eleven é Jane, bem parecido com Jean.

Fênix Negra

A comparação de Jean Grey com Eleven fica ainda mais explícita na segunda temporada de Stranger Things, que traz várias alusões à história da mutante nas HQs.

Na saga da Fênix Negra, que já foi (terrivelmente) adaptada duas vezes nos cinemas, Jean é “possuída por força cósmica de morte e renascimento chamada Fênix. Jean vira basicamente uma Deusa, com poderes quase ilimitados.

Infelizmente, Jean acaba sendo manipulada por outro poderoso mutante conhecido como Mestre Mental. Ele faz a mutante trair os X-Men e com o tempo Jean se torna a Rainha Negra, uma das líderes do grupo de vilões conhecido como Hellfire Club.

No final, Jean consegue se libertar do controle do mestre mental, e prefere acabar com a própria vida do que permitir que a força da Fênix saia do controle mais uma vez.

As similaridades

Existem similaridades claras entre o Mestre Mental e Kali, a “irmã” de Eleven que protagoniza um dos episódios mais criticados da série. Além disso, certos aspectos da personagem se assemelham à personalidade de Magneto.

Enquanto Eleven busca acima de tudo coexistência e paz com os humanos, Kali é orgulhosa de suas habilidades e vê os humanos da mesma forma que Magneto encarava a humanidade.

Kali se revoltou com a humanidade por ser submetida a experimentos terríveis, e Magneto foi um judeu vítima do holocausto.

Conceitualmente, Kali também se assemelha a Callisto, líder dos mutantes subterrâneos conhecidos como Morlocks.

Stranger Things 4

Já foi revelado que o primeiro episódio da quarta temporada de Stranger Things será chamado de “The Hellfire Club”, o que indica que as referências da saga da Fênix Negra vão continuar.

É difícil prever exatamente como a nova trama de Stranger Things vai usar a história de Jean Grey com inspiração. Uma possibilidade proeminente é que Eleven sofra alguma espécie de trauma psicológico dadas duas experiências no Mundo Invertido. O trauma pode criar uma personalidade dupla, ou entidade separada que pode controlar as ações da heroína.

Um coisa é certa: até a estreia de Stranger Things 4, fãs continuarão criando teorias sobre a trama da série.

Stranger Things 4 deve estrear em 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.