Streaming

Thor pode ser morto por estes personagens da Marvel; veja quem são

Thor é considerado um dos Vingadores mais poderosos e uma personalidade de classificação na lista dos seres mais poderosos do multiverso geral da Marvel. Seu lugar em um pedestal tão célebre significa que ele é frequentemente visto como um ás na manga por muitas batalhas a travar e provações a serem travadas quando heróis inferiores e mortais atingem seu limite.

Ele é um deus, e muitos seriam levados a acreditar que isso significa que ele é onipotente, mas ele não é. Thor pode falhar, se machucar e até ser morto.

Os casos em que Thor pode ser morto permanentemente (ou “permanentemente”, como o cânone dos quadrinhos permitirá) são momentos raros e pesados, mas eles existem. Afinal, quanto mais poderoso você é, mais profundo é quando a mortalidade o ultrapassa.

A morte real chegou a Thor algumas vezes, embora algumas delas sejam brechas técnicas baseadas na retirada do poder do Deus do Trovão, ou em truques de viagem pela dimensão. Vamos examinar os exemplos canônicos daqueles que enfrentaram Thor em seu melhor dia e conseguiram vencer.

Hyperion e Thor enfrentam a morte como irmãos de armas

Os Beyonders mataram Thor

Durante Novos Vingadores, o multiverso corre um perigo terrível nas mãos dos Beyonders, uma raça extradimensional quase onipotente de alienígenas que tentam implodir todos os universos existentes simultaneamente usando uma singularidade que eles criaram em uma pessoa, o Homem-Molecular. Quando ele é morto, a singularidade que liga todas as iterações do Homem-Molecular detonaria, destruindo o multiverso com eles.

Uma grande quantidade de ameaça existencial, de fato. Na edição #32 de Novos Vingadores, Thor fala sobre um pequeno contingente de outros super-heróis, com o objetivo de levar a luta diretamente para os Beyonders no espaço como uma defesa de última hora.

Todos eles entendem que este é um esforço impossível, que estão encurralados e que tudo o que podem fazer é esperar que possam matar um ou dois Beyonders e aceitar a morte certa. Thor e Hyperion, um herói e membro dos Eternos, têm uma conversa tocante sobre a fraternidade diante da morte, que termina com Thor alegremente dizendo que vai correr contra Hyperion até Valhalla .

Mesmo antes de certa desgraça, Thor continua encantado. Ele continuava esperançoso.

E se?  edição 66 capa

Vampira enviou Thor ao seu túmulo

Embora esta história tenha sido publicada no “E Se?” da Marvel em 1994 e, portanto, é um pouco extra-canônica, a edição #66 faz Thor e outros Vingadores enfrentarem Vampira enquanto ela tenta prender membros da Força da Liberdade, uma coalizão de mutantes dos X-Men, da prisão.

Ela domina Thor em batalha e absorve todos os seus poderes, deixando-o perto de morrer. Os Vingadores sobreviventes que escapam do novo e terrível combo de poder de Vampira levam Thor ao Quarteto Fantástico na esperança de salvá-lo, mas, infelizmente, o Deus do Trovão já se foi.

Mais tarde, no plano astral, Thor morto convence Vampira a romper seus laços com Loki e assumir seu manto de maneira adequada e honrosa. Desde que ela absorveu os poderes de Thor e pode utilizá-los, Vampira é capaz e digna de exercer Mjolnir – e é Thor, conceitualmente.

Ela aceita sua nova responsabilidade, destrói as ambições de Loki e continua servindo como Deusa do Trovão com o selo paternal de aprovação de Odin e tudo mais. É uma morte bastante tola e ignóbil para Thor, mas roubar forças e poderes da vida é uma parte estabelecida há muito tempo do conjunto de habilidades mutantes de Vampira, e, portanto, está dentro dos limites elásticos de forças e fraquezas super-heroicas relativas que ela é capaz de realizar.

Medo próprio livro uma capa

Quem mata quem em Ragnarok

Você não viu grandes cobras em Thor: Ragnarok, do diretor Taika Waititi, mas a conceitualização original do apocalipse asgardiano (extraído diretamente da mitologia nórdica) conta com Thor lutando contra uma enorme cobra kaiju chamada Jormungand, também conhecida como Serpente Mundial. Com Thor e Jormungand sendo construções mitológicas, é naturalmente a demanda do destino que Thor lute contra a Serpente, derrote-a e morra para completar o Ragnarok.

Existem algumas iterações de Thor realizando auto-sacrifício nessa trama, abrindo debate sobre quem é responsável pela morte de Thor. Jormungand é o assassino por ser a circunstância inicial, ou o próprio Thor por escolhê-la, embora ele deva escolher como seu status de herói e lenda exija?

Em 1987, as histórias finais do icônico escritor e artista Walt Simonson colocam Thor em confronto com a Serpente Mundial em combate mortal e todas as páginas da edição são um painel único para adicionar à propaganda mítica do evento. No final, apesar de ter sido enfraquecido por uma maldição lançada sobre ele por Hela, Thor triunfa sobre Jormungand e parece desaparecer – deixando apenas sua armadura vazia, assim como a lenda exigia dele.

A série Fear Itself de 2011 também apresenta o Deus do Medo que se manifesta como a Serpente do Mundo após séculos de dormência. Jormungand segue para Oklahoma, onde os asgardianos passaram a viver como refugiados e replantaram Yggdrasil, a Árvore do Mundo.

Para impedir Jormungand de consumir a Árvore, Thor pede que Tony Stark monte armas especiais com a ajuda dos Elfos Negros, para que os Vingadores possam ajudá-lo a combater a Serpente e seus servos. Thor assume o deus cara a cara, vence e mais uma vez morre como resultado.

Odin, que estava preparado para arrasar a Terra inteira para evitar esta versão de Ragnarok, fica arrasado com a morte de seu filho. Mas como se sabe, nada disso foi permanente.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.