Atenção! Contém spoilers de Watchmen.

O mundo de Watchmen nunca foi um lugar gentil para vigilantes mascarados, como bem sabem os leitores das HQs de Alan Moore e Dave Gibbons.

Na série da HBO, o tema foi tratado no episódio mais recente, em uma demonstração do que acontece com os heróis ainda na ativa. Como exemplo, um cavaleiro mascarado inspirado em um dos heróis mais famosos das HQs: o Batman.


O Homem e a Máscara

Em “She Was Killed By Space Junk”, Laurie Blake (Jean Smart), calmamente assalta um banco, usando uma arma para ameaçar os caixas. Então, aparece um misterioso homem trajado em preto e disposto a salvar o dia. Ele derrota um dos assaltantes usando golpes de artes marciais, e outros com tasers.

Laurie é a única que permanece de pé, revelando ser na verdade uma agente do FBI. Os outros “bandidos”, também eram agentes, e o assalto não passava de uma armadilha. A agente atira no vigilante, que é prontamente levado ao hospital com ferimentos moderados.

Inspiração

O herói mostrado em Watchmen é obviamente um referência direta ao Batman, e serve para demonstrar o que aconteceria com um “verdadeiro” Cavaleiro das Trevas nesse mundo. A cena do banco lembra a abertura do filme de Christopher Nolan, e a voz do herói é claramente uma paródia da de Christian Bale.

No momento em que percebe estar em uma cilada, o “herói” deixa sua persona desaparecer e tenta fugir. Ele depois é descrito como “um riquinho babaca”.

E a cidade, também enxerga o personagem diferentemente. Um popular chega a perguntar para Laurie porque o FBI se esforça tanto para capturar alguém que a maioria da população vê como um herói.

Watchmen é exibido aos domingos pela HBO.