Cuidado! Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

A nova trilogia de Star Wars está sendo muito criticada, e uma cena específica de Star Wars: O Despertar da Força (2015) mostra o maior problema dessa nova fase da franquia: Falta de planejamento.

Em um artigo, o CBR falou sobre o grande erro da nova trilogia de Star Wars.


O grande momento

A cena final de O Despertar da Força exemplifica bem os problemas da nova trilogia de Star Wars. Nesse momento, Rey encontra Luke e oferece para ele o seu sabre de luz, exibindo um olhar de esperança.

A cena, que deixou no ar a reação de Skywalker, só foi concluída em Star Wars: Os Últimos Jedi (2017). Contrariando todas as teorias, Luke rejeita o sabre de luz e o atira de um penhasco.

Qual o problema dessa cena?

As duas cenas funcionam em seus respectivos filmes, mas elas não conversam entre si. Enquanto a cena de Star Wars: O Despertar da Força é cheia de esperança, a cena de Os Últimos Jedi quebra totalmente a expectativa dos fãs.

Isso mostra como os diretores J.J. Abrams (O Despertar da Força) e Rian Johnson (Os Últimos Jedi) trabalharam separadamente e não planejaram qual seria o tom dos três filmes da trilogia. Com tons distintos, Star Wars apresentou três filmes que não conversam entre si.

Subversão

Star Wars: Os Últimos Jedi é um filme totalmente diferente dos outros da franquia. Ele transforma heróis como Luke Skywalker em seres falhos, traz cenas inéditas e inesperadas e mostra como nada é tão fácil quanto parece ser.

A ideia, que agradou a crítica na época, não agradou a maior parte dos fãs, que achou que o filme não trazia a esperança que Star Wars precisava.

Agora, em Star Wars: A Ascensão Skywalker, J.J. Abrams voltou para encerrar a trilogia, ignorando em grande parte toda a temática de Os Últimos Jedi.

Encerrando a trilogia

Nunca saberemos completamente como funcionaram os bastidores de Star Wars: A Ascensão Skywalker, mas é certo que J.J. Abrams decidiu remover da trilogia as coisas que os fãs não gostaram em Os Últimos Jedi.

Se Rey era “ninguém” em Os Últimos Jedi, a personagem se tornou neta de Palpatine em Star Wars: A Ascensão Skywalker, o que acaba contrariando o que foi construído antes. Rose, que teve destaque no filme anterior, também foi deixada de lado. Até Kylo Ren, que destruiu seu capacete, reconstrói o artefato.

Tudo em Star Wars: A Ascensão Skywalker é uma forma de consertar Os Últimos Jedi e no fim das contas, o novo filme não consegue agradar os fãs da forma esperada. Isso mostra que a nova trilogia falhou em contar uma história coerente, que amarraria a franquia de um jeito criativo e inovador.

The Mandalorian é a produção mais Star Wars desde o Retorno de Jedi! Veja o que os fãs de Star Wars estão achando da série! Entenda The Mandalorian: O que é o Aço Beskar e o Código do Caçador de Recompensas! Você sabia que a série de Obi-Wan Kenobi irá conectar a trilogia prequels com a trilogia original? Além disso, ela pode dar uma continuação para Han Solo: Uma História Star Wars! Disney+ terá mais séries de Star Wars no futuro! Confira isso e muito mais no Observatório de Séries.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas brasileiros.