Streaming

Matrix 4 vs John Wick 4: qual filme de Keanu Reeves vai se dar melhor na bilheteria?

Fãs de Keanu Reeves comemoraram na última semana um anúncio muito importante. Em 2021, dois grandes filmes do ator vão chegar aos cinemas no mesmo dia: Matrix 4 e John Wick 4. Os dois estreiam em 21 de maio de 2021.

O fato de duas franquias enormes terem novos capítulos lançados exatamente no mesmo dia é extremamente incomum em Hollywood. Ainda mais quando os filmes são protagonizados pelo mesmo ator.

Como os dois filmes de Keanu Reeves planejam atingir a mesma parcela da audiência, cinemas podem ficar pequenos para a competição.

John Wick 4 ou Matrix 4: qual tem o maior potencial nas bilheterias? O site Screen Rant tentou responder essa intrigante pergunta.

Adiamentos e mudanças

Existem precedentes na história do cinema de distribuidores mudando a data de lançamento de alguns filmes para evitar competição direta.

Em 2014, a Warner mudou a data de estreia de Batman vs. Superman de 6 de maio para 25 de março. Embora a empresa tenha negado, muitos fãs acreditam que a atitude foi tomada para evitar a concorrência de Capitão América: Guerra Civil, que estreou na mesma data.

Considerando o poder de Matrix como franquia, é possível que John Wick 4 tenha sua data de estreia modificada. Os filmes do mundo dos assassinos são considerados parte de uma das melhores franquias de ação da atualidade, mas até mesmo o mais lucrativo da saga não conseguiu atingir a bilheteria dos filmes de Matrix.

A questão é: fãs ainda estão interessados na história de Neo depois de tantos anos?

O problema de Matrix

O último filme de Matrix a chegar aos cinemas foi Matrix: Revolutions, lançado em 2003. Embora as duas sequências do original tenham sido recebidas com críticas majoritariamente negativas, o terceiro capítulo também falhou nas bilheterias, faturando 300 milhões de dólares a menos que seu predecessor.

Parte do problema foi a data de lançamento: Matrix: Revolutions foi lançado apenas 6 meses depois de Matrix: Reloaded.

Já se passaram 18 anos desde o lançamento do último Matrix, e o público pode estar mais aberto a um retorno da saga. Remakes, reboots e continuações, afinal de contas, estão na moda. E Keanu Reeves está em uma as melhores fases de sua carreira.

O argumento de John Wick

Embora seja a queridinha dos críticos e fãs, a saga John Wick nunca conseguiu o sucesso comercial bombástico de Matrix. No entanto, em uma rota bem diferente da franquia das irmãs Wachowski, cada capítulo de John Wick foi mais lucrativo que o anterior.

O filme mais recente da saga, Parabellum, inclusive teve a honra de destronar Vingadores: Ultimato do topo das bilheterias. Previsões indicam que o próximo filme de John Wick pode chegar à marca dos 500 milhões.

Mesmo assim, em um ponto de vista estritamente comercial, John Wick 4 tem poucas chances de vencer Matrix 4 nas bilheterias. Dessa forma, é bem provável que a data de lançamento do longa seja modificada.

Além disso, as filmagens de Matrix 4 devem começar nos próximos meses, e John Wick 4 “ainda nem tem roteiro”, de acordo com o ator Lance Reddick.

Por enquanto, John Wick 4 e Matrix 4 continuam previstos para chegarem aos cinemas em 21 de maio de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.