A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS!

Qual é a causa da morte de Kylo Ren em Star Wars: A Ascensão Skywalker? No coração do capítulo final da Saga Skywalker está o relacionamento entre Rey e Ben Solo, o líder da Primeira Ordem conhecido como Kylo Ren.

Tendo se envolvido intrinsecamente em Star Wars: Os Últimos Jedi, Rey vê o bem em Ben e está desesperada para devolvê-lo à luz, mas, igualmente, Kylo sente o conflito dentro de Rey e acredita que ela pode governar a Primeira Ordem ao seu lado. Essa conexão é finalmente revelada como sendo uma díade da força (além de energia sexual desenfreada e apaixonada, aparentemente) e foi explorada por Palpatine em suas tentativas de fazer Rey subir ao trono dos Sith e se tornar sua nova hospedeira.


No entanto, Palpatine parece subestimar a força da conexão emocional de Rey e Ben, e a dupla se mantém unida contra o Imperador. Palpatine bate em Ben com um empurrão da Força, fazendo com que caia em um abismo, e Rey é deixada para enfrentar sozinha o raio de seu avô, até que as vozes dos Jedi a empurram para a vitória.

A pressão de superar Palpatine cobra seu preço, e Rey cai no chão, sem vida. Felizmente, Kylo Ren consegue subir de volta ao campo de batalha bem a tempo de curar sua metade oposta com a Força. Depois de um beijo rápido, é a vez de Ben sair do reino dos vivos.

Embora a cura por Força tenha sido uma parte proeminente do universo expandido de Star Wars, ainda é uma adição relativamente nova ao novo cânone. Por esse motivo, a mecânica por trás da morte de Ben Solo não é explícita e, para entender completamente a cena, é importante revisitar os outros usos de Rey para a cura pela Força em Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Rey é vista pela primeira vez curando um animal em Pasaana e, em seguida, repara o ferimento de sabre de luz que ela fez em Kylo Ren durante o duelo em Kef Bir. Após o incidente de Pasaana, Rey explica para Finn e Poe perplexos que a Força permite que ela transfira sua própria essência de vida para outras pessoas, essencialmente curando feridas, danos ou doenças.

Semelhança com Bebê Yoda

Quando Rey e Bebê Yoda, de The Mandalorian, usam a cura por Força, eles consertam feridas fatais sem serem prejudicados permanentemente, então como Ben morre depois de usar a mesma técnica? Embora não seja explicado definitivamente na tela, isso ocorre em parte porque Rey está praticamente morta quando é encontrada.

Em cada instância anterior de cura por Força, a ferida pode ser fatal, mas o paciente ainda está muito vivo e consciente. Consequentemente, apenas uma fração da essência da vida é necessária para que a cura seja feita, de modo que o usuário aparentemente pode reabastecer ao longo do tempo.

No caso de Rey, Ben já a encontra mais ou menos morta, e isso exigiria que ele usasse toda a sua essência de vida para trazê-la de volta ao mundo dos vivos.

Um segundo fator na morte de Ben são as feridas infligidas durante a batalha contra Palpatine. Talvez se Ben estivesse curando Rey menos cansado, ele poderia ter revivido seu amor e ainda tivesse suficiente essência de vida para si.

Depois de ter sofrido uma surra, é evidente que Ben tinha apenas uma quantidade limitada de energia vital, e ele transferiu tudo para Rey. Alguém poderia argumentar que, tendo sido um membro do lado sombrio até muito recentemente, a implementação de habilidades do lado da luz de Ben Solo poderia ter sido um pouco rudimentar, e que um praticante mais habilidoso poderia ter sobrevivido ao processo.

A falta de clareza em torno da morte de Ben destaca vários problemas com Star Wars: A Ascensão Skywalker. Com a cura por Força ainda uma quantidade desconhecida no cânone de Star Wars, há questões remanescentes que prejudicam o impacto emocional do sacrifício de Ben.

Em segundo lugar, a cena final de Ben é um dos vários exemplos em Star Wars: A Ascensão Skywalker, onde um personagem morre sem uma causa clara. Isso não é novidade para os Jedi, e acontece tanto com Yoda, que se deitou e desapareceu prontamente pouco antes da batalha decisiva, como com Luke Skywalker, que morreu após projetar sua imagem da Força em Crait.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, Leia e Kylo são vítimas desse mistério, entrando em colapso com uma exaustão implícita que nem sempre é visualmente aparente. Pelo menos Obi-Wan Kenobi teve a decência de ser atingido por um sabre de luz e remover qualquer dúvida.

The Mandalorian é a produção mais Star Wars desde o Retorno de Jedi! Veja o que os fãs de Star Wars estão achando da série! Entenda The Mandalorian: O que é o Aço Beskar e o Código do Caçador de Recompensas! Você sabia que a série de Obi-Wan Kenobi irá conectar a trilogia prequels com a trilogia original? Além disso, ela pode dar uma continuação para Han Solo: Uma História Star Wars! Disney+ terá mais séries de Star Wars no futuro! Confira isso e muito mais no Observatório de Séries.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.